22.8 C
Rondonópolis
, 17 maio 2024
 
 

Rondonopolitano chega à final do Desafio National Geographic 2010

- PUBLICIDADE -spot_img

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Na foto, Caio Goulart Acuña em Arraial do Cabo, litoral fluminense, durante aula prática da Esem-RJ
Na foto, Caio Goulart Acuña em Arraial do Cabo, litoral fluminense, durante aula prática da Esem-RJ

Entre 20.335 inscritos, o rondonopolitano Caio Goulart Acuña chegou entre os 20 finalistas do Desafio National Geographic 2010, realizado pela Editora Abril. Após ter deixado para trás duas etapas, o estudante parte agora para a fase final do desafio, a ser realizada em São Paulo (SP), entre os dias 14 e 17 de outubro, com a presença dos 20 finalistas, seus responsáveis e professores das escolas onde eles estudam.
Filho do casal Keyla Goulart Teixeira Acuña e Benjamim C. Mardine Acuña, Caio tem hoje 14 anos de idade e participa do desafio nacional representando a Escola Sesc de Ensino Médio (Esem), no Rio de Janeiro (RJ), referência educacional no Brasil. Ele estudou até a 8ª série do Ensino Fundamental no Colégio Cândido Portinari, em Rondonópolis. Passou por uma seleção no ano passado e, a partir deste ano, começou a cursar a primeira série do Ensino Médio na Esem.
O Desafio National Geographic é apontado pela realizadora como a maior olimpíada de Geografia do Brasil. As inscrições começaram em fevereiro deste ano, contando inicialmente com as etapas local e regional, com aplicação de provas escritas. Participam alunos do oitavo e nono ano do Ensino Fundamental e da primeira série do Ensino Médio, representando estabelecimentos de ensino do País.
Conforme Keyla, o filho se interessa desde os cinco anos por Geografia, começando pelas bandeiras dos países. “Ele desenhava e pintava as bandeiras”, recorda. A partir daí, foi ampliando o interesse por assuntos como política, economia, sociedade, entre outros. “É muito gratificante. O Caio é uma pessoa determinada, centrada nos estudos”, atesta. “É também resultado das oportunidades que Deus tem lhe dado e que ele tem sabido aproveitar. Muitas pessoas têm oportunidades, mas poucas sabem aproveitar. O Caio agarra as oportunidades e as aproveita”, acrescenta.
Keyla repassa que Caio ainda não sabe qual carreira profissional vai seguir no futuro. Mas diante da nova conquista, os pais e a irmã do estudante, a Rebeca Goulart Acuña, de 12 anos, estão na torcida por um bom desempenho do representante da família e de Rondonópolis na final. Ela não esqueceu de externar um agradecimento aos professores que contribuíram para a formação básica do Caio, em Rondonópolis, além dos atuais professores do Rio.
A premiação prevê despesas de transporte, hospedagem e alimentação dos finalistas, seus responsáveis e professores, entre 14 e 17 de outubro, em São Paulo, custeadas pela realizadora do desafio.

- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img
  1. Parabéns ao Caio. Estou orgulhosa e muito feliz pela conquista. Caio é muito inteligente, dedicado e com certeza, está sabendo aproveitar com sabedoria, as oportunidades que a vida está lhe proporcionando. Muitas outras vitórias virão… Keyla e benjamim, parabéns a vocês pelo “tesouro”, ressaltando que, essa é somente uma, das muitas alegrias que ainda terão!
    Um abraço a vocês.

  2. Parabéns ao Caio!!! Também à Keila e ao Benjamim pelo cuidado e dedicação aos filhos. Certamente ele está sendo motivo de muito orgulho e também de exemplo de determinação, garra, dedicação, estudo aos demais garotos e garotas de Rondonópolis.

  3. Parabéns ao aluno, aos pais e à Escola Candido Portinari. Essa escola mesmo sem divulgação é sem dúvida alguma a melhor de Rondonópolis pois participa e ganha, num quietinho, todas as competições estudantis que se propõe a participar. Parabérns direção e professores dessa instituição e boa sorte meu jovem.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Sispmur alerta: “Fantasma do CRP” volta a rondar o Paço

A presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Rondonópolis (Sispmur), Geane Lina Teles, externou ontem sua preocupação com...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img