16.1 C
Rondonópolis
, 1 junho 2024
 
 

Palestra encerra programação da 2ª Semana da Paz

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Servidores da Santa Casa enfeitando árvore da paz durante as comemorações da Semana da Paz
Servidores da Santa Casa enfeitando árvore da paz durante as comemorações da Semana da Paz

Uma palestra com o tema “A sua paz interior contribuindo com a paz no mundo”, a ser proferida pelo psicólogo e diretor do Instituto Brasileiro de Plenitude Humana e vice-presidente da Federação Espírita do Estado de Mato Grosso, Lacordaire Abrahão Faid, vai encerrar oficialmente as comemorações da 2ª Semana da Paz em Rondonópolis. A iniciativa é das ONGs Semeadores da Paz e Rede Rondonópolis em Ação. A palestra pública vai acontecer hoje (24), na quadra de esportes da faculdade Anhanguera, a partir das 20h e terá entrada franca.
A abertura da 2ª Semana da Paz ocorreu na segunda-feira (20), na Praça Brasil, onde algumas ações foram realizadas. Segundo uma das coordenadoras do movimento, a voluntária Ana Paula Beer, só através da mudança de atitude e do comprometimento pessoal de cada um é que poderemos mudar alguma coisa. “Na verdade, nós precisamos participar mais da vida social da comunidade e nos portarmos como coautores nesse processo de transformação para a cultura da paz e não violência”, repassou a voluntária.
Durante a semana, empresas de diversos segmentos acataram a ideia da construção da cultura de paz e adotaram algumas ações, como uma empresa do segmento de motocicletas da cidade que reuniu seu corpo de funcionários, criando cartazes com mensagens de paz e reflexão sobre o tema.
A escola Kalhil Zaher criou cartazes reforçando a ideia de que “gentileza gera gentileza”.
SANTA CASA
Outra instituição que se engajou no projeto foi a Santa Casa de Misericórdia de Rondonópolis que, aproveitando o ensejo das comemorações da 2ª Semana da Paz e a comemoração do Dia da Árvore (21 de setembro), resolveu utilizar uma árvore como símbolo da vida para manifestar a sua preocupação com a paz. Segundo a psicóloga Marisa Rosa, “resolvemos montar essa árvore, entregando um cartão em forma de pomba onde as pessoas escreviam dentro palavras de reflexão sobre a paz”.
Conforme a servidora, desde o momento da montagem da árvore criou-se muita expectativa tanto por parte dos funcionários, como dos visitantes que queriam saber o que estava acontecendo e o que significava aquela árvore com aqueles cartões em forma de pombos. Muitos foram os pedidos de cartões para poder escrever sobre a paz e, segundo ela, a ideia foi aceita com muito sucesso por todos.
Como nessa ação foram as pessoas que contribuíram com a árvore, fornecendo os seus frutos (cartões), a ideia é que na próxima segunda-feira (27) os funcionários da Santa Casa vão estar podendo colher os frutos deixados por outras pessoas e, a partir daí, poder fazer novas reflexões sobre o significado da palavra paz.
Para Ana Paula Beer, é preciso que estas ações sejam continuadas e não se restrinjam apenas a um dia ou uma semana de atenção dispensada. “A paz precisa ser construída todos os dias por cada um de nós, nos pequenos gestos, nos lares, nas empresas, na escola em todo lugar”, concluiu.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Eleição 2024: Rondonópolis deve ter mais de 175 mil eleitores aptos ao voto

O número de eleitores aptos ao voto em Rondonópolis, na eleição deste ano, ainda não foi divulgado oficialmente pelo...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img