31.9 C
Rondonópolis
, 17 junho 2024
 
 

Programa foca saúde do homem no município

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Com o Programa de Saúde do Homem, o Município já está levando palestras sobre saúde do homem para as empresas
Com o Programa de Saúde do Homem, o Município já está levando palestras sobre saúde do homem para as empresas

O Município de Rondonópolis passou a contar com o Programa de Saúde do Homem, cujo propósito principal é reduzir o índice de adoecimento e mortalidade masculina, principalmente na fase produtiva e reprodutiva, privilegiando ações preventivas. Com a implantação do Programa de Saúde do Homem esta semana, em Rondonópolis, as ações voltadas à saúde do público masculino passam a ser pontuais e frequentes e com recursos específicos.
A supervisora de Programas Especiais do Departamento Municipal de Ações Programáticas, Eliane Ormond, informa que o Ministério da Saúde dispôs a Política Nacional de Saúde do Homem desde o fim de 2009 e, no lançamento local do programa, nesta segunda-feira (20/09), a Secretaria Municipal de Saúde realizou uma palestra com o urologista João Fidélis voltada a profissionais do sexo masculino das áreas de saúde e educação.
Conforme dados do Município, houve um total de 912 óbitos em 2009 em Rondonópolis, sendo que, dessa quantia, 567 foram de homens e 345 foram de mulheres. Eliane Ormond observa que, nacionalmente, as principais causas de morte entre os homens em idade produtiva são provenientes de causas externas, como assassinatos e acidentes de trânsito, além de doenças cardiovasculares, por causa do uso de álcool e drogas, principalmente tabaco, e ainda o câncer de próstata.
Nessa realidade, a supervisora ressalta que é fundamental o papel do programa em incentivar o homem a procurar o atendimento profissional de saúde. Ela lembra que, por uma questão cultural, os homens não agem preventivamente e somente procuram os médicos quando estão em estágios avançados das doenças. Um dos impedimentos é o preconceito aliado à imagem da virilidade masculina, a exemplo do exame preventivo ao câncer de próstata, através do toque retal.
Eliane reforça que o exame de sangue, nesse caso do câncer de próstata, não substitui o exame físico, sendo apenas um complemento. O exame preventivo ao câncer de próstata deve ser feito em homens com idade a partir de 40 anos. No entanto, quando há casos da doença na família, principalmente pai e irmãos, ou sintomas antecipados, os exames preventivos devem ser feitos conforme orientação médica. Aliás, pontua que as mulheres têm papel fundamental no incentivo e conscientização dos maridos na busca médica e por exames.
No caso do planejamento familiar, por exemplo, Eliane Ormond atesta que o homem pode assumir a frente do controle da natalidade, fazendo a vasectomia. O município já realiza a vasectomia pelo SUS e, conforme a profissional, a procura vem aumentando consideravelmente nos últimos anos. Uma das explicações está na simplicidade do procedimento, com uma recuperação muito rápida por parte do homem.
Com o Programa de Saúde do Homem, o Município já está levando palestras sobre saúde do homem para as empresas, devido à dificuldade do público masculino em buscar as unidades de saúde em horário comercial, em função do trabalho. Para isso, as empresas e escolas interessadas precisam apenas enviar ofício ao Departamento de Ações Programáticas, fazendo a solicitação.
O programa também tende a fortalecer agora a capacitação dos profissionais de saúde, visando que estes deem mais atenção à saúde do homem e às práticas preventivas.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Inmet: Região Sul tem cinco alertas para temporais nesta segunda-feira

Três alertas são do nível laranja, para indicar perigo pelas tempestades. As chuvas podem ser de até 60 mm/h, queda de granizo e ventos que podem alcançar 100 km/h...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img