35.8 C
Rondonópolis
, 18 maio 2024
 
 

Contagem já chega a 22% na cidade

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Em algumas residências, os recenseadores não têm conseguido coletar as informações
Em algumas residências, os recenseadores não têm conseguido coletar as informações

Os recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) já têm um percentual de 22% de visitas nas residências para os trabalhos de contagem populacional na cidade. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos até o final de outubro, quando serão visitados os lares de 237 bairros de Rondonópolis.
Segundo o coordenador do Censo 2010 em Rondonópolis, Marcelo Mendes Marques, os trabalhos acontecem normalmente, porém, ele repassou existem 20 denúncias de que pessoas ligadas a grupos de pesquisas eleitorais estão se passado por recenseadores.
“Com a negativa dos moradores para responderem questionários com fins políticos, esses pesquisadores se apresentaram em algumas residências como representantes do IBGE. Os nossos trabalhadores estão identificados com jaleco azul, crachá do órgão, boné e computador de mão. Os ligados à pesquisas políticas, os quais recebemos a denúncia, estavam de camiseta branca e apenas uma tabuleta na mão”, observou.
Em algumas residências, os recenseadores não têm conseguido coletar as informações. O coordenador Marcelo Mendes explica que, às vezes, as pessoas fingem não ouvir o chamado dos representantes do órgão ou simplesmente apresentam recusa. “Novas visitas serão realizadas nestas residências. Casos como este serão apresentados na primeira reunião da Comissão Municipal de Geografia e Estatística, que acontece no começo do mês de setembro. Existe a possibilidade de multa de um a dez salários mínimos para as pessoas que não responderem ao Censo 2010”, alerta.
O censo demográfico é a única pesquisa a visitar aproximadamente 58 milhões de domicílios brasileiros. O trabalho permitirá o conhecimento das condições de vida da população em cada município. É a partir das informações coletadas pelos recenseadores que os dirigentes do País poderão planejar para os próximos 10 anos políticas públicas nacionais, estaduais e municipais, como ainda auxiliar a iniciativa privada a tomar decisões sobre investimentos.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Espanta o “fantasma”: Ao apagar das luzes, prefeitura renova CRP por mais 6 meses

A Prefeitura de Rondonópolis conseguiu ontem, aos 45 minutos do segundo tempo, a emissão, pelo Ministério da Previdência, da...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img