19 C
Rondonópolis
, 15 maio 2024
 
 

Estudantes distribuem sementes de planta que age contra o mosquito

- PUBLICIDADE -spot_img

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Alunos do Colégio Adventista promoveram ontem uma campanha de conscientização acerca do combate ao mosquito da dengue
Alunos do Colégio Adventista promoveram ontem uma campanha de conscientização acerca do combate ao mosquito da dengue

Alunos do Colégio Adventista de Rondonópolis promoveram ontem (13) uma campanha de conscientização acerca do combate ao mosquito da dengue.  O trabalho é parte do evento “Um dia de esperança para o planeta”, que abrange toda a rede adventista da América Latina e tem as Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Saúde como parceiras. Os estudantes fizeram a entrega de sementes e mudas da Crotolarea Juncea (nome científico da planta conhecida como crotolária) durante todo o dia, em diversos pontos da cidade.
O secretário de Meio Ambiente, Lindomar Alves, recebeu a coordenadora do projeto, Cleide Fraga e alunos do colégio em seu gabinete para discutir o projeto.
“Só quem já sofreu com a doença sabe como é importante o combate a dengue, e é preciso lembrar que esta é uma doença que mata; nosso objetivo é plantá-la em áreas de várzea, margem de rio, córregos e lagos, e assim ter um eficiente inseticida natural contra a dengue espalhado pela cidade”, pontuou Lindomar.
PLANTA REPELENTE
A crotolária, também conhecida como planta repelente, é uma pequena leguminosa que produz flores amarelas que atraem libélulas, insetos predadores que se alimentam de outros insetos.
“As libélulas precisam de água limpa e parada para colocar suas larvas, e suas larvas se alimentam das larvas do mosquito Aedes Aegypt. Depois de adulta, a libélula também se alimenta do mosquito da dengue, o que a torna uma ótima arma biológica natural para combater o transmissor desta doença que vitima muitos brasileiros todo ano”, explicou a professora de Biologia Etiene dos Santos.
A professora ressaltou que é necessário cultivar a planta para que ela floresça, pois é a flor da crotolária que atrai a libélula.
ANIMAIS
A coordenadora do projeto Cleide Fraga alerta para os cuidados que os donos de animais domésticos devem ter. “Cães e gatos costumam comer plantas, e esta é uma espécie tóxica; não que a ingestão vai matar os animais, mas pode provocar neles reações alérgicas além de outros problemas”, finalizou Cleide.

- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img
  1. Gostaria de parabenizar pelo brilhante ideia, porém moro em Belo Horizonte, e gostaria de saber se há possibilidade de me enviar pelo correio há semente da planta.
    Aguardo retorno.

  2. Gostaria de parabenizar a escola Adventista pela brilhante idéia e seu ótimo trabalho feito na nossa querida Rondonópolis! Parabenizar os alunos e professores pelo seu desempenho e dedicação.Isso nos monstra que com atitudes simples podemos mudar o planeta e sua sutentabilidade. Parabéns ao secretário do Meio Ambiente pelo seu apoio que foi fundamental.

  3. Quero parabenizar o secretário do meio ambiente dessa cidade por apoiar os alunos a combater a terrível doença que é a dengue…
    Estamos gratos pelo que os educadores estão fazendo para ajudar nesses projetos ao combater a dengue…
    Que Deus abençoe a eles e todos os politicos que pensam na saúde e na preservação do nosso meio ambiente!

  4. Meus parabéns ao jornal por divulgar um pojeto tão importante quanto esse, ainda mais pela paricipação de alunos, realmente só quem passou pela dengue sabe o quão terrível é essa doença!!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Governo do RS chama bombeiros da reserva e policiais aposentados

O governo do Rio Grande do Sul publicou nesta quarta-feira (15), no Diário Oficial do estado, uma autorização para que...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img