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, 18 maio 2024
 
 

Ciclo de Estudos prepara eleições nas escolas

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A eleição de diretores das unidades escolares em Mato Grosso é apenas uma etapa do processo de gestão democrática
A eleição de diretores das unidades escolares em Mato Grosso é apenas uma etapa do processo de gestão democrática

A eleição de diretores das unidades escolares em Mato Grosso é apenas uma etapa do processo de gestão democrática. A democracia na escola é aquela que garante a melhoria do processo de aprendizagem, a permanência dos alunos na escola, um ambiente favorável à educação e a participação da comunidade.
O conteúdo acima foi a tônica dos pronunciamentos feitos, ontem pela manhã (13), no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá,  na abertura do Ciclo de Estudos para o Processo de Escolha de Diretores e do Conselho Deliberativo da Comunidade Escolar (CDCE). O evento vai até hoje, com o objetivo de capacitar os assessores pedagógicos da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), para que estes conduzam o processo de escolha dos novos dirigentes escolares, no biênio 2010-2011.
Ontem, a programação do encontro começou com uma palestra da secretária-adjunta de Políticas Educacionais, Rosa Neide Sandes de Almeida. Em seguida, a leitura e discussão das portarias que normatizam o processo eleitoral (n.ºs 350 e 379). Este processo foi conduzido pela professora Ivone Machado Ferreira, da Coordenadoria de Legislação, Normas e Organização Escolar, da Superintendência de Gestão Escolar da Seduc.
Na sua fala, a secretária Rosa Neide fez um histórico da gestão escolar no Estado (Mato Grosso é um dos pioneiros no tema) e apontou quais devem ser os focos de uma escola democrática. Para ela, aquela que tem foco na aprendizagem; na liderança educativa (que sabe dividir o poder); na formação dos profissionais, num ambiente educativo e nas relações com a comunidade.
Conforme Rosa Neide, a democracia na escola está instituída, isto é: garantida na legislação. Porém, ela entende que isso não garante que o diretor eleito seja democrático. “A gestão democrática tem que ser construída na prática”, destacou. Rosa Neide afirmou que uma boa escola é aquela que faz o aluno aprender e a gestão democrática tem papel relevante nesse trabalho, ao garantir os focos já citados.
Também fez pronunciamento no evento a secretária-adjunta de Políticas Institucionais de Gestão de Pessoas, Vera Araújo. Conforme a secretária-adjunta, já são 20 anos de experiência na gestão democrática em Mato Grosso. “É melhor contar com a gestão democrática na escola do que não tê-la”, disse. “Às vezes você erra numa escolha, mas assim reúne outros parâmetros para buscar uma experiência exitosa”, completou.
A superintende de Gestão Escolar, Catarina de Arruda Cortez, destacou na abertura que a eleição de diretores é parte de algo maior. “Implica em cuidar do acesso, da permanência do aluno, da qualidade social da educação para cada um dos alunos da escola pública”, explicou. Para Catarina, a eleição democratiza as relações de poder na escola.

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