23.8 C
Rondonópolis
, 18 maio 2024
 
 

Vigilância multa Santa Casa e notifica HR

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Os fiscais afirmam terem encontrado farto material de lixo hospitalar em sacos pretos e alguns sacos brancos dentro de outros pretos
Os fiscais afirmam terem encontrado farto material de lixo hospitalar em sacos pretos e alguns sacos brancos dentro de outros pretos

Os fiscais do Núcleo de Vigilância Sanitária do Município  (Visa) multaram a Santa Casa de Misericórdia e notificaram o Hospital Regional Irmã Elza Geovanella, depois de constatar, segundo a Vigilância,  a prática irregular de encaminhar lixo hospitalar para a coleta comum. A irregularidade, de acordo com a Visa, compromete o meio ambiente e coloca em risco a saúde dos trabalhadores que atuam no sistema de coleta dos resíduos sólidos. O gerente da Visa, Cândido José Garcia Neto, alerta que vai continuar o trabalho de inspeção nas unidades hospitalares, clínicas, consultórios e funerárias da cidade, além de acompanhar os dois estabelecimentos que já foram notificados.
Neto explica que recebeu denúncia dos funcionários da empresa Engenharia Delta, responsável pelo serviço de coleta de lixo na cidade, de que a Santa Casa e o Hospital Regional estavam colocando o lixo hospitalar para ser recolhido junto com o lixo doméstico. Eles contaram que recolhem sacos brancos (específicos para a coleta de lixo hospitalar) com seringas, bolsas de sangue e de coleta de exame e placentas, reembalados em sacos pretos que servem para depositar o lixo doméstico. A estratégia, avalia o responsável ela Visa, “pode ter sido adotada para evitar gastos, já que os hospitais pagam taxas por cada quilo de lixo recolhido pela empresa especializada”.
A diretora geral do Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis – Sanear, Terezinha Silva Souza, que comanda o sistema de coleta e depósito do lixo na cidade, se reuniu com a equipe da Visa, na tarde da segunda-feira (28), para avaliar a situação denunciada e adotar as medidas necessárias. A operação surpresa foi realizada na madrugada da terça-feira (29). Os fiscais afirmam terem encontrado farto material de lixo hospitalar em sacos pretos e alguns sacos brancos dentro de outros pretos.
Os responsáveis pelo serviço de coleta informaram ainda que verificaram o aumento do lixo da Santa Casa que dobrou de volume no último mês. Os fiscais da Visa notificaram o hospital e lavraram auto de infração que estabelece multa variável entre R$ 500 e R$ 1 milhão. O valor vai ser estipulado pela assessoria jurídica da Secretaria de Saúde do Município. O hospital tem prazo de 15 dias para recorrer.
Ainda, de acordo com a Vigilância, o material apreendido no Hospital Regional é uma quantidade bem menor, em comparação ao localizado na lixeira da Santa Casa. O estabelecimento administrado pelo Governo do Estado foi notificado. Diante da irregularidade, o gerente Neto anuncia que vai manter a fiscalização em todas as unidades hospitalares cidade e acompanhar os dois que já foram inspecionados. A população local pode denunciar as irregularidades observadas na cidade pelo telefone 3411-5023.

- PUBLICIDADE -spot_img
« Artigo anterior
Próximo artigo »

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Espanta o “fantasma”: Ao apagar das luzes, prefeitura renova CRP por mais 6 meses

A Prefeitura de Rondonópolis conseguiu ontem, aos 45 minutos do segundo tempo, a emissão, pelo Ministério da Previdência, da...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img