19.3 C
Rondonópolis
, 21 maio 2024
 
 

Educação em crise

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

O Jornal A TRIBUNA deste domingo (24/05) publicou uma reportagem sobre o desabafo de uma professora agredida por um aluno de 12 anos e que nos leva a uma reflexão em toda a sociedade sobre os rumos da educação nos tempos atuais. O caso em questão foi registrado no dia 14 deste mês na Escola Estadual Dom Wunibaldo, em Rondonópolis, chamando a atenção em diferentes meios da sociedade.
As opiniões da coordenadora escolar que levou um soco do aluno, apesar de polêmicas, são pertinentes ao abrir uma discussão sobre como as famílias estão criando ultimamente seus filhos. Ela aponta a limitação do Estado em oferecer uma estrutura de suporte ao professor, seja física ou humana, bem como as dificuldades das famílias em educarem os seus filhos, transferindo esse papel para a escola.
Infelizmente, tem sido cada vez mais comum os relatos de professores quanto à indisciplina dos alunos na escola. Cabe ressaltar o aumento dos casos de agressões, sejam verbais, psicológicas ou materiais, contra veículos de professores. Mais um agravante é o avanço do tráfico dentro das escolas, o que faz com que os educadores sejam reféns de uma geração de alunos bastante problemática.
Diante da gravidade do problema é que entendemos que o Estado deveria garantir profissionais variados nas escolas, como psicólogos, assistentes sociais, seguranças, entre outros. No entanto, a cada ano, vemos uma educação que não consegue ao menos pagar salários dignos para os professores e propiciar estabelecimentos escolares em condições necessárias para o ensino-aprendizagem.
Nesse cenário, temos visto uma sociedade em profundas transformações, na qual os pais, em grande maioria, vêm encontrando dificuldades em dar limites aos filhos, em ensinar valores e respeito ao próximo, procurando ao máximo realizar todos os seus desejos materiais. É a geração de crianças que pode tudo, sem muito esforço.
Para completar, temos visto o Estado ocupando um espaço crescente na forma das famílias educarem seus filhos, interferindo em padrões e condutas familiares. Há de se reforçar que escola é local de transmissão de conhecimento. O papel de educar os filhos sobre valores basilares e de convivência cabe aos pais.
As palavras deixadas pela professora agredida merecem atenção, e mais que isso: uma revisão e análise de como cada família vem educando os seus filhos para o mundo…

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

“Marinho Franco”: Aeroporto tem maior crescimento de passageiros em Mato Grosso em 2023

Dados do boletim do turismo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), divulgado na última semana, mostram que...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img