
Os números do Censo 2022 sobre o analfabetismo, que foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam um importante avanço na taxa de alfabetização em Rondonópolis em comparação com o censo anterior, realizado em 2010, com o analfabetismo na cidade caindo de 7,2% naquele ano para 4,56% em 2022.
No entanto, apesar de positivo, os dados ainda mostram que em relação a desigualdade, especialmente, a taxa de analfabetismo é maior entre indígenas e mulheres pretas.
Para se ter uma ideia, o Censo de 2022 aponta que 95,44% da população residente em Rondonópolis, com mais de 15 anos, é alfabetizada, ou seja, 181.914 pessoas.
Por outro lado, 4,56% são analfabetas, um total de 8.692 pessoas. Já entre os indígenas, a taxa de alfabetização em Rondonópolis é de 92,35% dos homens e de 91,51% das mulheres. Ainda, entre a população local indígena, o analfabetismo é de 8,42%, o que equivale a 65 pessoas, enquanto que 91,58%, 707 pessoas são alfabetizadas.
Além disso, os dados mostram que a maior parte dos analfabetos integra a faixa etária dos mais idosos. A menor taxa de alfabetização, por exemplo, ocorre entre as pessoas com mais de 80 anos. Nesta faixa etária, apenas 67,26% são alfabetizados.
O que os dados do Censo 2022 nos indicam é que Rondonópolis conseguiu avançar nos últimos 12 anos, inclusive com uma taxa de analfabetismo menor que a de Mato Grosso, que ficou em 5,81%, mas que ainda há que se trabalhar para reduzir desigualdades e garantir a alfabetização de todos.
Garantir a alfabetização de todas as crianças deve ser prioridade, bem como alfabetizar os mais velhos que não tiveram o acesso à educação. Apesar de Rondonópolis contar com estrutura de educação de jovens e adultos, o EJA, é importante atrair mais pessoas para serem alfabetizadas.
No caso da população indígena, os investimentos na educação continuam sendo fundamentais para garantir que as crianças sejam alfabetizadas e também seria importante atuar para alfabetizar os idosos.
O ideal é um dia atingir 100% da população alfabetizada e essa deve ser sempre a meta a ser alcançada.



