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Rondonópolis
, 18 maio 2024
 
 

“Fazer por fazer”

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O asfalto é ainda um dos grandes sonhos de expressiva parcela da população rondonopolitana. Por mais que a legislação, de uns anos para cá, exija que os loteamentos e bairros sejam entregues com completa infraestrutura, a Prefeitura ainda faz vistas grossas para bairros criados sem praticamente nada. Fora isso há bairros muito antigos que até hoje não foram contemplados com o asfalto.
Diante do grande anseio popular e para dar uma resposta às constantes cobranças, ao longo das décadas, tem sido comum a realização de asfalto em diversos bairros com qualidade duvidosa. É, praticamente, uma tradição em Rondonópolis fazer asfalto frio, por apresentar um custo bem mais reduzido em relação ao Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), chamado de asfalto quente.
São pouquíssimas as vias em Rondonópolis que receberam asfalto quente, que também garante maior dirigibilidade e conforto aos motoristas. Com tanto asfalto frio, somado a falta de controle da devida qualidade, é fácil encontrar vias que receberam asfalto frio e, em menos de 01 ano, já apresentam avançado processo de deterioração, com muitos buracos e, em muitos casos, o material é levado pelas águas das chuvas.
O interessante de tudo isso é a proposta do vereador Milton Mutum de tornar obrigatório o uso do asfalto quente nos serviços de pavimentação e recuperação das vias urbanas de Rondonópolis. Conforme noticiado pelo Jornal A TRIBUNA, o projeto de lei em questão está sendo elaborado e deve entrar na pauta de leitura da Câmara Municipal na próxima semana. Mesmo a lei não estando em vigor, a abertura dessa discussão é muito pertinente.
O poder público deve priorizar acima de tudo a qualidade e durabilidade do asfalto. Não adianta fazer asfalto por fazer, pois é desperdício de dinheiro público. Vale lembrar ainda que, depois de pronto, o ganho é maior ainda, uma vez que a necessidade de operações tapa buracos é mínima.
Rondonópolis não pode ficar no atraso quando o assunto é asfalto, considerando que os demais estados brasileiros dificilmente usam asfalto frio. O nosso município tem de avançar nessa área também!

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