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Ainda a falta de logística

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É vergonhoso o fato de um país emergente como o Brasil apresentar uma logística de transportes tão deficiente. Não é de hoje que esses problemas são apontados pelo setor produtivo do nosso país, mas foi com o maior crescimento da economia brasileira nos últimos anos que a ausência de uma logística eficiente pode ser mais percebida.
Nesta semana, parlamentares, membros do Executivo e representantes de associações do transporte rodoviário de cargas estiveram reunidos, em um seminário em Brasília, para debater os problemas que atrasam o desenvolvimento do setor, como as péssimas condições das rodovias, a burocracia na liberação das concessões e os altos índices de assaltos nas estradas.
O deputado federal Wellington Fagundes, que é presidente da Frente Parlamentar de Logística de Transportes e Armazenagem (Frenlog), presente no evento, destacou os entraves ao desenvolvimento de Mato Grosso, ocasionados justamente pela falta de logística de transportes e armazenamento em âmbito estadual.
Além de não ter estradas em boas condições para escoar a produção, os produtores mato-grossenses sofrem com a falta de armazéns. O jeito é estocar a produção fora da unidade de armazenagem, muitas vezes ao relento. A situação gera ainda perdas em impurezas e resíduos na produção. No caso da economia mato-grossense, as limitações aumentam grandemente o custo de produção.
Para dimensionar o problema, há cálculos de que, a cada cinco anos, o Brasil perde um ano todo somente para pagar os custos de logística. Enquanto o transporte de uma tonelada de soja produzida nos Estado de Illinois (EUA), feita em balsas pelo Rio Mississipi até o Golfo do México, custa em média 16,18 dólares; no Brasil, um produtor paga, pela mesma distância, em torno de 70 a 80 dólares.
Diante de tudo isso, é que mais uma vez alertamos que o Governo Federal precisa realmente colocar a logística como prioridade, o que necessariamente inclui priorizar o estado de Mato Grosso, maior produtor de grãos e carne bovina do País. Aqui convém citar a necessidade de esforços principalmente em ferrovias e portos em todo o Brasil.
Recentemente, um passo importante foi dado em relação a concessão para a iniciativa privada de importantes rodovias no Brasil, incluindo a BR-163 em Mato Grosso, mas esperamos muito mais… Se medidas urgentes não forem tomadas, o Brasil ficará literalmente travado!

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