23.8 C
Rondonópolis
, 18 maio 2024
 
 

Voto limpo e seguro

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Rondonópolis será a primeira grande cidade de Mato Grosso a passar pelo recadastramento eleitoral biométrico e a partir das eleições de 2014 já fará parte das novas medidas adotadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para tornar a eleição mais segura. Se por um lado a intenção do TSE é louvável em função da busca de um processo democrático mais limpo, por outro, o fortalecimento dessa democracia também depende do eleitor, que deve votar limpo.
Com o uso de aparatos tecnológicos cada vez mais avançados, o TSE trabalha para impedir fraudes no sistema eleitoral, fortalecendo assim, o processo democrático. Mas somente a tecnologia não basta. Cabe aos eleitores fazerem valer o seu direito de votar limpo, sem vender ou trocar votos por vantagens pessoais e analisar muito bem em quem votar, pois somente assim, poderemos verdadeiramente nos orgulhar de um processo democrático valoroso.
A tecnologia pode e deve ser usada em favor da democracia e o TSE acerta quando busca tornar o processo eleitoral mais seguro com a instituição da biometria. Mas é preciso também conscientizar os eleitores de que o voto limpo e consciente é a principal forma de garantir a democracia. Rondonópolis poderá testar a nova tecnologia já nas próximas eleições. O importante será saber como o novo instrumento vai contribuir para a maior segurança do processo eleitoral e como os eleitores irão fazer valer a democracia.
A biometria deve garantir a segurança, mas só a consciência dos nossos eleitores vai garantir escolhas democraticamente limpas, sem venda e sem trocas de votos e com sabedoria. Exercer o direto de votar é isso: ter consciência da escolha que se está fazendo, pensando na coletividade e não em interesses pessoais.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Espanta o “fantasma”: Ao apagar das luzes, prefeitura renova CRP por mais 6 meses

A Prefeitura de Rondonópolis conseguiu ontem, aos 45 minutos do segundo tempo, a emissão, pelo Ministério da Previdência, da...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img