21.4 C
Rondonópolis
 
 

Uma iniciativa válida

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

A consolidação de um ensino superior forte é um desejo de grande parte das cidades brasileiras. Ser um pólo universitário variado e influente significa atrair pessoas de todo o Brasil, movimentando a economia local com recursos em aluguéis, livrarias/papelarias, comércio, entre outros. Além, disso é a certeza da preparação de mão-de-obra qualificada e para a pesquisa que vão dar suporte para o crescimento das cidades.
Infelizmente, o ensino superior de Rondonópolis, nos últimos anos, ficou praticamente estagnado, principalmente com a transferência do controle das principais faculdades particulares para grandes grupos do Brasil. Não temos nenhuma referência nessa área do ensino superior. Os poucos avanços verificados se deram no campus local da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), onde agora vemos um trabalho interessante de tentativa de implantação de vários novos cursos.
Por mais que sejam sonhos, os projetos de implantação de novos cursos no campus federal podem, sim, se tornar realidade um dia. Para isso, realmente é preciso o primeiro passo e, nesse sentido, ficamos felizes de ver os professores e profissionais do campus se movimentando e articulando, há vários anos, projetos de novos cursos, inclusive aqueles considerados “nobres”, como Medicina e Direito. Não podemos, enquanto segunda economia do Estado, continuar pensando pequeno.
Agora é fundamental o engajamento político de toda a bancada federal e, inclusive, estadual, para trabalhar a viabilização do maior número possível de cursos para o campus de Rondonópolis. Principalmente, a concretização de um curso como Medicina, que agrega valor na comunidade onde está inserido, depende dos trabalhos da nossa classe política. Aliás, a cidade de Cáceres já oferece Medicina através da Universidade Estadual (Unemat).
Com a criação de mais cursos de graduação, a caminhada em prol da transformação do campus em uma universidade federal autônoma – a UFR – se tornará mais fácil. Então, a concretização desses cursos não deixa de ser uma necessidade para a sonhada UFR. Torcemos para que Rondonópolis realmente possa mudar sua sorte no setor universitário e possa conquistar cursos de graduação expressivos. Por tudo isso, a comunidade docente do campus federal de Rondonópolis está de parabéns ao trabalhar por novos cursos e acreditar nesta cidade!

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Ajuda ao RS: Carretas com doações saem em comboio nesta sexta-feira

Rondonopolitanos participam em massa e, diante da grande quantidade de doações para os afetados com as chuvas no Rio...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img