25.1 C
Rondonópolis
-->  
-->  

Dia “D” contra a Dengue

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

A temporada das chuvas chegou finalmente, a natureza está se renovando, se recompondo das últimas tragédias que foram as queimadas e os grandes incêndios florestais, que provocaram tanto dissabor e prejuízos, mas com a chegada das águas vem também o perigo da infestação do mosquito da dengue.
E hoje (19), o Ministério Público Estadual estará realizando em todo o estado o Dia “D” Contra a Dengue. A orientação é para que os promotores se reunam com os gestores municipais e lideranças comunitárias, para diagnosticar o problema e planejar as ações de prevenção e combate ao mosquito.
Todo ano é a mesma coisa: chegam as chuvas, as pessoas se descuidam, baixam a guarda, e acabam criando condições para a procriação do mosquito, e quando menos se percebe, surge um novo surto de dengue assolando as comunidades.
Por isso, o dia D contra a dengue tem por objetivo, segundo o MPE, envolver a sociedade como um todo, o poder público, e buscar soluções conjuntas para a solução do problema. Mas na verdade, cabe a cada um morador de bairros periféricos ou do perímetro urbano, tomar os devidos cuidados, evitando deixar lixo nos quintais e recipientes que possam armazenar água da chuva, onde o mosquito transmissor possa depositar os seus ovos e dar início à uma infestação e uma nova epidemia.
De acordo com informações levantadas pelo MPE junto à Superintendência de Vigilância em Saúde de Mato Grosso, de janeiro a setembro de 2010, houve um acréscimo de 9,2% dos casos de dengue notificados, se comparados ao mesmo período de 2009. Outro dado preocupante do levantamento é que apenas em 2010 já foram registrados cerca de 50 óbitos provocados pela Dengue, além de 11 casos suspeitos que estão sendo investigados e podem ser atribuídos à doença de dengue hemorrágica.
Então, todo cuidado é pouco! É preciso que cada cidadão, cada morador, cada dona de casa, cada cidadão, assuma o compromisso de se engajar nessa luta de prevenção e combate ao criadouro do mosquito “Aedes Aegypt”. Prevenir ainda é o melhor remédio.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Candidatos em 2024: Pátio dá “jeitinho”, dribla a Justiça Eleitoral e mantém na gestão secretários exonerados

O prefeito Zé Carlos do Pátio (PSB) deu um “jeitinho” de driblar a Justiça Eleitoral e renomeou em novos...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img