24.9 C
Rondonópolis
 
 

Papo Político

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img


 

Paulo José: “Com desenvoltura pelos gabinetes de Cuiabá e Brasília, terá mesmo o seu nome garantido pelo Zé para disputar a sua sucessão?…”

1- SENHORAS E SENHORES,

Que calorão infernal! Nem as pancadas de chuvas refrescam um pouco a situação por essas bandas da Terra de Rondon. O El Niño vem provocando um estrago na agricultura brasileira, com chuvas, trovoadas e sol escaldante, e o Mato Grosso é o maior produtor agrícola do país.

Se houver uma estabilização do clima por aqui, apesar da perca que já ocorreu em alguns plantios, mesmo assim ainda dá tempo dos nossos agricultores darem a volta por cima. Já pelo lado da política, uma mudança de clima é certa, mas só ocorrerá no dia 6 de outubro de 2024, ou melhor, só no dia 1º de janeiro de 2025. E não precisa ser nenhuma Mãe Dinah pra prever que, qualquer que seja o resultado para prefeito, Rondonópolis vai sair ganhando.

É só friamente, sem paixão política, analisar os pré-candidatos que estão colocados até agora e concluir que nosso município tem todas as condições de ter um futuro prefeito que irá governar para todos.

Inteligentemente, ele irá falar com a classe empregadora, discutir a cidade, para beneficiar a classe trabalhadora. Para melhor administrar Rondonópolis não pode, de forma alguma, ignorar “os ricos” para beneficiar “os pobres”.

Senhoras e senhores, um orçamento de quase 2,5 bilhões não é para qualquer um planejar e executar, ficando olhando só para o umbigo. E nas próximas eleições, finalmente os eleitores terão a oportunidade de contratar o melhor Executivo para comandar este rico município, o principal do interior de Mato Grosso.

Portanto, em 2025 passaremos a conviver com um clima mais ameno, a população rondonopolitana convivendo mais pacificamente, as suas classes sociais mais harmônicas. Realmente, anotem ai, o clima será de bonança.

2- DITO O ACIMA,

vamos comentar um pouco sobre esta fase das pré-candidaturas já colocadas, mas nada ainda definido. Muitos dos debates que ocorrem atualmente pelos grupos políticos locais, não dá para o analista que conhece a nossa política cravar seco o seu palpite.

ALIÁS, O ÚNICO GRUPO

com poder restritamente local é o do prefeito José Carlos do Pátio (PSB). Acontece que ele só é cacique dele mesmo. O Zé, que é um grande líder popular em Rondonópolis, depois de 3 mandatos como prefeito não soube capitalizar essa sua condição, formando apenas pequenas lideranças locais. O seu nome não tem projeção fora daqui.

Ele não transfere votos do seu eleitorado. E isto ficou provado nas eleições passadas, quando a primeira-dama Dona Nelma não se elegeu deputada federal, apesar da boa votação em Rondonópolis, e nem o vereador Roni Magnani (PSB), lançado pelo Zé, se elegeu deputado estadual. E ainda teve o eleito presidente Lula, que só obteve 35% da votação, mesmo o Zé do Pátio arregaçando as mangas no segundo turno.

PARA O COLUNISTA

parece que o Zé do Pátio não faz questão de criar nenhuma forte liderança que possa, no futuro, lhe fazer sombra. Analisamos a sua equipe na administração, são jovens sem grandes aspirações políticas, apesar de alguns se destacarem e até causarem ciúmes em vereadores, preocupados com a reeleição no próximo ano.

O grupo é pequeno e nas alterações no seu secretariado, que foram muitas no atual mandato, sempre há um rodízio entre seus membros, sendo que na maioria das vezes com acúmulo de pastas. Não aparece nenhum nome novo, de destaque na sociedade, que pudesse levar algo novo para a administração.

Tem o grupo dos Kamikases, formado por pessoas com algum emprego público, apaixonadas pelo Zé, quando passam grande parte do dia pelas redes sociais defendendo o nome do líder e ressaltando os seus feitos.

Inclusive, o PAPO aproveita aqui para desmascarar o grande noticiário da semana de que a administração patista foi classificada em segundo lugar pelo Tribunal de Contas de MT, pela sua organização contábil, e também em segundo lugar pela Secretaria Estadual de Saúde, pela ação nas campanhas de vacinação.

O duro é que muitos colegas da comunicação acabaram dando repercussão a esses feitos, quando na verdade, tanto o Tribunal de Contas como a Secretaria de Saúde, através de métricas estabelecidas por eles, apenas destacaram todas as administrações municipais do Estado com classificações de Ouro, Prata e Bronze. Não teve nada de primeiro, segundo e terceiro colocados.

E tem mais, pelo potencial de Rondonópolis, bem que a administração teria que ficar entre os vários municípios que alcançaram o destaque Ouro. Nada a vangloriar, portanto!

E O PRÉ-CANDIDATO DO ZÉ

ainda é o Paulo José Correia, e ele merece essa condição. É um antigo parceiro, correligionário e o faz tudo na Administração. Há muito tempo representa o Poder Executivo tanto junto ao governo do Estado, como pelos gabinetes de Brasília. Realmente, o Paulo José tem grande desenvoltura para conseguir recursos para a administração municipal. Já teve êxitos em vários projetos para a Habitação, Saneamento, Infraestrutura e até na Saúde…

Sem dúvida, ele é “a criatura bem melhor que o seu criador”. Mas essa sua condição de pré-candidato ainda não está sacramentada. Aliás, poderá repetir agora o que já ocorreu em várias outras campanhas, quando na hora H o Zé do Pátio negocia a candidatura do amigo Paulo José para acomodar interesses pessoais.

E a expectativa agora é que isso poderá acontecer de novo, bastando apenas um telefonema do presidente da República, o sr. Luís Inácio Lula da Silva, solicitando o apoio do Zé para o candidato a prefeito petista, empresário do agronegócio Teti.

E isto seria mais uma grande injustiça do Zé do Pátio com o seu fiel escudeiro Paulo José. E assim ele continuará sendo Cacique dele mesmo, sem formar nenhuma outra grande liderança dentro do seu grupo.

E POR FALAR NO CANDIDATO

do PT, o Teti, ele começa a movimentar a sua pré-campanha. Neste final de semana esteve novamente em atividade política, conversando com a imprensa sobre usina de etanol, programas sociais do governo Lula. Chic a coisa, em?!

Outro detalhe interessante da semana anterior, quando o Teti esteve dando entrevista aqui no A TRIBUNA, e que parece ter passado despercebido dos palpiteiros políticos de plantão, foi a sua notícia de que esteve com o presidente Lula, no Palácio do Planalto, quando falaram da sua pré-candidatura a prefeito e que recebeu todo o incentivo do presidente, inclusive querendo logo saber da posição do Zé do Pátio.

O detalhe, senhoras e senhores, é quem apareceu na foto da reunião, ao lado do Lula e do Teti? Nada mais, nada menos que o ministro da Agricultura, o senador licenciado Carlos Fávaro, presidente Regional do PSD.

E agora, como fica a pré-candidatura do vice-prefeito Aylon Arruda, pelo PSD? Pois ela seria justamente sustentada pelos interesses políticos do Fávaro, para ser a escolhida entre as pré-candidaturas das forças progressistas. Fica esse tema para ser refletido durante esta semana e voltamos com ele na próxima semana.

QUEREMOS CONCLUIR

o PAPO de hoje afirmando que quem manda nos diretórios locais são os seus grandes líderes regionais, portanto pouco adianta discutirem agora quem apoia quem para prefeito no próximo ano.

Assim como o Carlos Fávaro vai interferir na posição do PSD, o governador Mauro Mendes vai indicar quem o União Brasil vai apoiar, o MDB depende do aval do eterno cacique Carlos Bezerra, e o PL já tem o SIM do senador Wellington Fagundes em relação a pré-candidatura do recém filiado Cláudio Ferreira.

E o Zé do Pátio, que não se sujeita à opinião do deputado Max Russel, presidente Regional do PSB, vai esperar o telefonema do presidente Lula ou vai mesmo bater o martelo com o Paulo José? Também tema para meditação da semana.

 

- PUBLICIDADE -spot_img

1 COMENTÁRIO

  1. ANTONIO PORTUGUES DE RONDONOPOLIS FAZ APELOS QUE INFRAESTRUTURAS EM RONDONOPOLIS DEVEM SER POR BAIXO COMO PARQUEAMENTOS ENERGIA TELECOMUNICACOES E TAMBEM ALGUNS SINALEIROS DE TRANSSPORTES. ANTONIO ESTEVE NOS PAISES BAIXOS VARIOS ANOS ONDE O PAIS SE ENCONTRA ABAIXO DO NIVEL DO MAR E TEM TODA A SEGURANCA PARA AS PESSOAS E PARA A PROPRIEDADE.ANTONIO VEM E FAZ DESAFIO QUE ENGENHARIA DE RECURSOS HIDRICOS TEM QUE MUDAR E INOVAR PARA O FUTURO DA CIDADE.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Na abertura da 89ª ExpoZebu, Arthur Lira defende proposta para limitar ações no Supremo

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), quer “subir o sarrafo” de quem pode propor ações diretas...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img