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, 11 maio 2024
 
 

Educação: Deputado defende ensino sobre educação financeira para estudantes

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Thiago Silva: “precisamos conscientizar os nossos jovens sobre a importância da educação financeira” (Foto – Arquivo)

O professor e economista, o deputado estadual Thiago Silva (MDB) tem atuado na Assembleia Legislativa e na Comissão de Educação para fomentar projetos que pautam a importância do aprendizado sobre temas como a educação financeira para os estudantes de Mato Grosso.

É de autoria do parlamentar o Projeto de Lei 73/2023 que cria o Programa de Realização de Palestras e/ou Atividades extracurriculares sobre o Código de Defesa do Consumidor e Educação Financeira nas Escolas.

De acordo com a proposição, as palestras têm por objetivo orientar e ambientar os alunos em relação ao Código de Defesa do Consumidor e propiciar uma educação financeira pautada no consumo consciente.

Com a aprovação do projeto, poderão ser distribuídas cartilhas e folders, dentre todos os meios didáticos de que dispuser a escola, visando a melhor compreensão do tema por parte dos alunos.

Thiago também apresentou o Projeto de Lei 102/2023, que dispõe sobre a inclusão do tema Educação Financeira como conteúdo transversal no currículo das redes públicas e privadas de ensino de Mato Grosso.

“Precisamos conscientizar os nossos jovens sobre a importância da educação financeira. Não queremos ver as novas gerações endividadas e o nosso foco principal é preparar os estudantes para o futuro com orientações sobre o consumo consciente e a importância da educação financeira para o bem-estar das suas famílias”, comentou o deputado.

A professora Neide Silva pontuou que os projetos do Thiago Silva vêm de encontro com a necessidade dos jovens. “Hoje, vemos que o consumo tem sido feito de maneira desregrada e, isso, acaba prejudicando o futuro de muitos jovens e seus familiares”, disse.

Segundo o parlamentar, os projetos são providenciais para que as crianças e adolescentes aprendam a administrar seus gastos, visando ter uma vida financeira equilibrada.

“O aprendizado destes temas visa a uma prática de consumo consciente para a nossa juventude, diferenciando vontades de necessidades, e essa orientação deve iniciar em casa e também no ambiente escolar”, ressaltou.

 

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