26.7 C
Rondonópolis
 
 

Papo Político

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img


 

Adilton Sachetti: “Peça importante do tabuleiro das pré-candidaturas a prefeito deverá trocar de partido para disputar as eleições…”

1- SENHORAS E SENHORES,

que calor infernal durante toda a semana, que elevou a nossa Rondonópolis e a capital Cuiabá no ranking mundial das cidades calorentas, onde a predominância foi sempre lá pelas bandas do Catar!!! O mercúrio na escala de 40°C por aqui foi fichinha.

Imagine então as cabeças dos nossos políticos, quando alguns fatos fervilharam na panela de pressão rondonopolitana. Por exemplos: 1) O prefeito Zé do Pátio teve que pedir para a sua secretária de Transporte e Trânsito, a professora Neuzeli Fuza, pegar o guarda-sol e sair. A situação do prefeito com a Câmara Municipal ficou insuportável, depois que a secretária destratou a vereadora Marildes.

Ainda mais que uma Comissão Especial de Inquérito (CEI), para investigar supostas condutas de obstrução da atividade de controle externo parlamentar estava prestes a ser criada. E para não dá o braço a torcer, nem ter que encarar uma CEI, o Zé pediu para a Neuzeli protocolar o seu pedido de demissão.

2) Perdemos o excelente programa “Passando a Limpo”, pela Rádio FM 105. O Agnelo Coberlino comandava o horário de todas as manhãs movimentando o nosso mundo político e social com temas sempre polêmicos. Acontece que o Agnelo, mesmo morando em Cuiabá, de onde fazia o programa, também tinha pretensões de ser pré-candidato a prefeito pelo seu partido, PL, mas ai com a filiação do Cláudio Ferreira na sigla do Bolsonaro e de Wellington Fagundes, ele se sentiu desprestigiado, e acabou mesmo desistindo de tudo e deu adeus aos seus ouvintes. Bem que o PAPO já tinha avisado para seus leitores.

3) Também, o PAPO em todo seus quase 40 anos comentando a nossa Política, nunca tinha presenciado tantos políticos e reuniões discutindo e debatendo um mesmo tema, que afeta tanto à nossa população, como é o caso da ENERGISA, que parece não está nem aí para minimizar esse calorão todo na cidade…e falta energia elétrica para todos os bairros, queimando elétricos domésticos aos montões. Se depender de audiências públicas em Rondonópolis, agora a coisa vai…

4) e teve até para o vereador Investigador Gerson, que acabou sendo pré-candidato a prefeito pelo PSDB, sem nunca ter sido. 5)…6)…10)… Foram muitos outros fatos interessantes ocorridos, mas vamos parar no quarto, para trazer aos nossos leitores um fato novinho sobre o PSDB, conforme foi prometido no final da coluna passada, quando o espaço tinha acabado.

A TURMA DA VELHA GUARDA,

que há anos acompanham o Papo Político, lembram da famosa personagem o “Homenzinho de São Paulo”, muito amigo do saudoso jornalista João Batista Toledo, e aqui neste espaço os dois trocavam figurinhas sobre fatos que estremeciam a política rondonopolitana. – Nesta altura do campeonato, os dois estão fofocando lá pelas confortáveis bandas celestes.

Acontece Senhoras e Senhores, que o Homenzinho de São Paulo deixou um filho aqui na terra, e mesmo ele não sendo tão afeto à vida pública, fica sabendo de algumas coisas narradas em um escritório lá na Avenida Paulista, e esta semana ele repassou para o Colunista que tinha um fato novo sobre as pré-candidaturas a prefeito de Rondonópolis.

COMO VEM SENDO

amplamente divulgado pelo o A TRIBUNA, o presidente local do PSDB, o vereador Subtenente Carlos Guinâncio, andou colocando fogo na fervura ao anunciar que o seu partido terá um candidato a prefeito no próximo ano, e em condições de vencer as eleições e eleger vários vereadores. O nome ele guarda a sete chaves, pois terá de sair entre três que estão sendo cogitados, inclusive um deles ainda vai se filiar ao PSDB. Na edição de sexta-feira, 19, do A TRIBUNA, ele descartou que seria o vereador Investigador Gerson.

O nome forte do partido hoje é o ex-prefeito, ex-governador, Rogério Salles, que no entanto já declarou que não topa uma candidatura, mas que está à disposição para ir às ruas pedir votos para um grande amigo.

O capitão Argemiro Ferreira, atualmente no PSD, é amigo do Rogério Salles. Ele, bolsonarista, como o Guinâncio, já disse que vai mudar de sigla, pois o seu partido hoje está ligado ao Governo Lula, através do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, que por sua vez quer o Aylon Arruda como candidato a prefeito no grupo das forças progressistas, que por aqui é comandado pelo Zé do Pátio. Mas o filho do Homenzinho de São Paulo comentou que o nome pretendido pelo PSDB é de um ex-prefeito de Rondonópolis. Então não seria o Argemiro.

E ai a ficha caiu para o Colunista: Muito amigo do Rogério Salles, deve trocar de partido e ex-prefeito de Rondonópolis, com potencial de ganhar as próximas eleições municipais.

SENHORAS E SENHORES,

vocês descobriram o segredo da esfinge?
Esse projeto do PSDB deve passar mesmo pelo nome do ex-prefeito Adilton Sachetti. Hoje, o Adilton não está bem à vontade no Republicanos, que passou a fazer parte do Governo Lula. Para o PL, como chegou a ser ventilada a sua filiação, ficou difícil agora com a presença do deputado estadual Cláudio Ferreira, que se filiou na condição de ser o pré-candidato a prefeito indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.

E para reforçar, ainda tem as declarações constantes do Rogério Salles de que, por dever de gratidão, se o Adilton Sachetti for candidato a prefeito, ele terá o seu total apoiou. Fechou! Nem precisou o Filho do Homenzinho de São Paulo citar o nome do pré-candidato pretendido pelo PSDB rondonopolitano.

LEMBRAM CAROS LEITORES,

que falamos no Papo passado que, se o Adilton Sachetti não contar com o apoio de um sólido grupo não vai à disputa e, inclusive, fica fora do processo eleitoral, acontece que ele vem nos últimos dias se movimentando nos bastidores no sentido de viabilizar o seu nome como pré-candidato, construindo um amplo arco de aliança e se tornar uma opção longe do radicalismo entre Direita e Esquerda. E pelo atual partido Republicanos, fica difícil.

O MDB, que tem como pré-candidato o deputado Thiago Silva e com quem vem tendo conversas constantes, também não tem sentido. Teria o PP, que no município é presidido pelo vereador Ozeas Reis, e deverá receber a filiação, no próximo ano, durante a janela partidária, do vereador Roni Magnani, que já tem um bom tempo falando em apoiar o Adilton, inclusive podendo ser o seu candidato a vice-prefeito. Uma boa chapa, o Adilton teria um novo “Maneco da Vila Operária”, o Roni Magnani.

Resta esperar os próximos capítulos e vamos ver se o Filho do Homenzinho de São Paulo herdou alguma expertise do Pai e poderá se firmar como informante confiável do Papo Político.

2- E PELO LADO DAS

Forças Progressistas, o comandante Zé do Pátio vai ter que usar de todas suas artimanhas para encaminhar a pré-candidatura à sua sucessão. Ele prega que a escolha será definida por quem estiver melhor entre os três nomes hoje colocados. Mas todo mundo sabe que o nome preferido pelo prefeito, é o seu antigo companheiro e homem forte da sua administração, o correligionário Paulo José Correia.

Inclusive, nesta semana esteve em Rondonópolis o marqueteiro da vitoriosa carreira política do Zé do Pátio, o jornalista de Cuiabá e dono de agência publicitária, o Kleber Lima. E ele esteve por aqui para exclusivamente tratar do assunto eleição municipal com o Paulo José, e mais ninguém…

POR FALAR NO GRUPO

Progressista, o pré-candidato do PT, o Carlos Ernesto Augustin, o Teti, que é apontado como a aposta da sigla do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, não parece nada entusiasmado com a ideia, pois pouco aparece e quando concedeu algumas entrevistas disse que esse assunto de sua candidatura só será definida em abril do ano que vem. Ele deve está mesmo é pensando em disputar as eleições de 2026.

Ainda mais se analisarmos que ele é assessor do Ministério da Agricultura e Abastecimento (Mapa), que é chefiado pelo senador licenciado Carlos Fávaro (PSD), que por sua vez quer o vice-prefeito Aylon Arruda (PSD) como o candidato do grupo.

 

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Eleições municipais: Ex-presidentes da Câmara ensaiam retorno

Pelo menos três ex-presidentes da Câmara Municipal têm projetos para retornar ao Legislativo nas eleições municipais deste ano, a...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img