32.5 C
Rondonópolis
 
 

Papo Político

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img


 

Zé do Pátio: “tido e havido como um grande estrategista, parece que está perdendo a forma e ainda não percebeu que os ventos vindos pelos lados da Câmara não são tão mais favoráveis a ele” (Foto – Antonio Carmelo/Assessoria)

1- SENHORAS E SENHORES,

mesmo com as chuvas dando o ar da graça pelas bandas da terra de Rondon, o calorão não tem dado trégua. As temperaturas elevadas esta semana não ficaram restritas aos termômetros. No ambiente político, o clima também esteve bastante quente, com a crise instalada entre o poderes Executivo e Legislativo, ocasionada por supostas ofensas que teriam sido proferidas contra a vereadora Marildes Ferreira (PSB) pela secretária municipal de Transporte e Trânsito, Neuzeli Fuza.

DE EXTREMA CONFIANÇA

do prefeito Zé Carlos do Pátio (PSB), a professora aposentada, que já ocupou funções em outras secretarias na gestão municipal e assumiu a pasta do Trânsito em 10 de agosto deste ano, após receber de Marildes, na tribuna da Câmara, cobranças de ações efetivas para reduzir o crescimento dos índices de acidentes na cidade, teria reagido, usando palavras de baixo calão em alto e bom som na secretaria, que acabou chegando aos ouvidos da vereadora e causado um tremendo mal-estar com o Legislativo, inclusive, pedindo a “cabeça” da secretária ao gestor municipal, que ficou fazendo cara de paisagem e pagou para ver até onde ia a promessa do parlamento municipal de trancar a pauta de votação de projetos enquanto Fuza, que negava de pé junto ter xingado Marildes, estivesse no cargo.

DIANTE DO SILÊNCIO

do prefeito, além de trancar a pauta, o presidente da Casa deu sinal verde à abertura de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI), para investigar supostas condutas de obstrução da atividade de controle externo parlamentar, de assédio moral e desvio de finalidade, tudo no exercício da função pública e supostamente praticados pela servidora.

O pedido apresentado pelo vereador Subtenente Guinancio, que foi ratificado por 10 assinaturas, chegou a ser lido no início da sessão de quarta-feira (11).

No entanto, vendo o caldo entornar na Câmara, que já não anda mais como um céu de brigadeiro para o prefeito como outrora, veio então o anúncio do pedido de exoneração de Neuzeli, que foi feito pelo líder de Pátio na Casa de Leis, vereador Reginaldo Santos (SD), minutos depois da leitura do pedido de abertura da CEI.

É, CAROS LEITORES

como o Papo já comentou antes, o político matreiro Zé do Pátio, tido e havido como um grande estrategista, parece que está perdendo a forma e que ainda não percebeu que os ventos vindos pelos lados da Câmara não são tão mais favoráveis a ele.

Vale lembrar que, poucos dias atrás, teve o seu projeto de realinhamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), que causaria aumentos nos valores cobrados de algumas regiões da cidade, fragorosamente derrubado por 16 votos contra 3.

Pátio fez de tudo para aprovar o seu projeto, já que considerava fundamental que passasse a proposta, uma vez que desejava melhorar a arrecadação do IPTU para o seu último ano de governo, pois ele anda preocupado com a falta de recursos, como vem ocorrendo agora, onde, inclusive, teve de promover alguns cortes nas despesas em pastas importantes, como a Saúde e a Educação, causando desgaste à sua administração.

Não conseguiu dobrar a Câmara. O Zé ficou p… da vida com os vereadores, que deram de ombros e mandaram a ele um recado claro de que a relação entre Prefeitura e Câmara realmente mudou, devendo assim continuar até as eleições municipais.

SE AINDA NÃO ENTENDEU

o recado, quem sabe agora, com a postura firme adotada pela Câmara, capitaneada pelo seu presidente Júnior Mendonça nesta crise envolvendo a sua secretária de Trânsito, cai a ficha de Pátio.

2 – MUDANDO O ASSUNTO

para o campo da corrida sucessória, na semana que passou, uma das novidades foi a movimentação do neopetista Carlos Ernesto Augustin, o Teti, que é apontado como a aposta da sigla do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para entrar na disputa pelo comando do Palácio da Cidadania na eleição do próximo ano.

Até então, uma pré-candidatura mais no campo virtual, pois tem tem sido pouco visto por aqui, já que passa a maior parte do seu tempo em Brasília ou viajando para o exterior em missões oficiais do Ministério da Agricultura e Abastecimento (Mapa), que é chefiado pelo senador licenciado Carlos Fávaro (PSD).

DESDE QUE

teve seu nome colocado pelo partido como uma das opções das chamadas “forças progressistas”, há alguns meses, ele apenas participou discretamente de um ato político, no final do mês passado, durante a visita de uma comitiva de ministros do governo federal da cidade.

Desta vez, a sua aparição pela cidade teve direito a coletiva de imprensa, reunião com o prefeito Zé Carlos do Pátio e a inauguração da sede do diretório municipal do PT em Rondonópolis, na noite desta sexta-feira, que contou com a presença da cúpula estadual, como o deputado Valdir Barranco e a presidente da Conab, a ex-deputada federal Rosa Neide.

Embora perceba um esforço no sentido de tornar Teti mais conhecido do público rondonopolitano, como este colunista já comentou anteriormente, esta candidatura do empresário do agro que acaba de aterrissar nas fileiras petistas só se tornará viável se for um desejo do Palácio do Planalto em ter uma candidatura própria por aqui, o que poderia causar inclusive o racha dentro da frente de partidos do campo mais à esquerda que está sendo trabalhado pelo prefeito Zé Carlos do Pátio.

Além de Teti, as tais forças progressistas reúnem 11 siglas e têm outros dois pré-candidatos a prefeito – Paulo José, pelo PSB e o vice-prefeito Aylon Arruda, pelo PSD.

POR FALAR

em Aylon Arruda, que milita num partido considerado de centro, mas que hoje pende à esquerda, por conta da aliança nacional com o governo Lula, com a presença do senador Carlos Fávaro no Ministério da Agricultura, em que pese termos dito não acreditarmos, neste momento, que possa ser o escolhido para ser o nome das forças progressistas, tem tentado se movimentar e fortalecer o seu nome, inclusive encabeçando um projeto de cunho popular, que é a tarifa zero no transporte coletivo da cidade.

OUTRO NOME

que falamos por aqui que, neste momento, avaliamos que se não contar com o apoio de um sólido grupo não vai para a disputa e, inclusive, fica fora do processo eleitoral do ano que vem, o ex-prefeito Adilton Sachetti (Republicanos) também vem nos últimos dias se movimentando nos bastidores no sentido de viabilizar o seu nome à disputa, construindo um amplo arco de aliança.

Além do MDB, que tem como pré-candidato o deputado Thiago Silva e com quem vem tendo conversas constantes, segundo fontes desta coluna, bastante promissoras no sentido de caminharem juntos, esta aliança teria o PP, que no município é presidido pelo vereador Ozeas Reis, mas que deverá receber a filiação, no próximo ano, durante a janela partidária, do vereador Roni Magnani.

Chegou também até os ouvidos desta coluna que Sachetti tem trabalhado, com aliados na capital, para trazer o apoio do União Brasil, que é o partido do governador Mauro Mendes, a quem já vaticinamos por aqui, por conta do projeto de 2026, onde deve concorrer ao Senado, hoje estaria mais próximo de uma aliança com o PL do senador Wellington Fagundes, que tem como o seu suplente o fiel escudeiro do governador, o empresário Mauro Carvalho.

Em Rondonópolis, o PL não abre mão de ter candidatura própria e o nome que está sendo colocado é do seu recém-filiado, o deputado Cláudio Ferreira.

O PAPO AINDA

pretendia falar sobre a movimentação do PSDB, capitaneado pelo combativo vereador Subtenente Guinancio, para ter candidato próprio na corrida sucessória de 2024. Mas, acabou o espaço e, então, teremos mais uma semana pela frente para tentar saber quem os tucanos estão tentando atrair para o seu ninho para disputar a Prefeitura de Rondonópolis.
Até lá.

 

- PUBLICIDADE -spot_img

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Eleições municipais: Ex-presidentes da Câmara ensaiam retorno

Pelo menos três ex-presidentes da Câmara Municipal têm projetos para retornar ao Legislativo nas eleições municipais deste ano, a...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img