25.8 C
Rondonópolis
, 14 maio 2024
 
 

Papo Político

- PUBLICIDADE -spot_img

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img


 

Marchiane Frietzen e Zé Carlos do Pátio: “Seria ela candidata a prefeita e com o apoio de, nada mais, nada menos, do prefeito Zé Carlos do Pátio…” (Foto – Diego Utida – Gcom)

1-SENHORAS E SENHORES,

vamos iniciar o nosso Papo Político de hoje com a frase que encerramos o da semana passada: “Caros leitores, Rondonópolis precisa de um grande administrador, à sua altura, e quem contrata ele é você eleitor”. E vamos adotar isto como chavão desta Coluna até as eleições do próximo ano, para que sirva de reflexão para todos rondonopolitanos que amam esta terra, e tenham orgulho dela como a principal economia do interior do rico Mato Grosso.

E essa grande economia – orçamento atual de 2,10 bilhões de reais – não pode ser administrada por um simples amador, que não faz outra coisa na vida a não ser politicagem.

ESTA SEMANA FOI

recheada de comentários sobre a sucessão municipal. Os pré-candidatos continuam os seis já apontados pela Coluna, mas dá pra perceber que há uma tendencia para mudança sobre o candidato indicado pelo prefeito Zé do Pátio, justamente ele que foi o primeiro a ser anunciado como pré-candidato, antecipando essa discussão em Rondonópolis.

E não é porquê o Paulo José apareceu numa pesquisa em último lugar, com apenas 4% das intenções dos eleitores. Aliás, quem é do ramo sabe que essas pesquisas, em período pré eleitoral, não é para acreditar, mas sim para ser lida nas entrelinhas.

É preciso primeiro descobrir quem a contratou para então fazer a sua leitura real. E também tem essa: quem aparece em primeiro lugar nem sempre é do grupo de quem paga a pesquisa. É um verdadeiro jogo de xadrez.

Anotem esta, caros leitores: vamos ter muitas outras pesquisas aparecendo, e com variados pré-candidatos revezando em suas lideranças, bem como outros aparecendo na “zona de rebaixamento”. Inclusive, não foi feliz a estratégia de deixar o Paulo José na rabada, pois qualquer candidato indicado pelo Zé do Pátio estaria bem posicionado em uma eleição para a sua sucessão. O Zé tem o seu eleitorado cativo na cidade, que vai para onde ele apontar, e apesar de todo o seu desgaste administrativo não é representado só por 4%.


 

2- MAS QUE O PRÉ-CANDIDATO

Paulo José está atendendo as expectativas do Chefe, ainda não. O grupo político do prefeito, onde desponta os seus famosos Kamicases, está realmente preocupado, pois esperava maior repercussão desde quando o nome foi anunciado. E para os analistas de padrão o nome de Paulo José já está é na frigideira do grupo.

A tal reunião de domingo passado, quando se voltou a falar num plano B, realmente aconteceu. O balão de ensaio foi com o nome da primeira dama, Dona Neuma – inteiramente inconstitucional, por todos os ângulos jurídicos, mesmo que o prefeito renuncie ao cargo antes de um ano, ou que eles não sejam casados oficialmente, mas a longa união estável é comprovada. Acontece que o objetivo era um só: precisa substituir o candidato.

MAS, SUBSTITUIR

por quem? Quem assumiria o plano B? E ai fica desnuda a liderança de Pátio. O seu grupo só tem ele como nome forte. Ele acaba pagando os pecados por concentrar tudo em torno dele e da família. É o Rei absoluto.

Zé do Pátio está hoje procurando outro nome para indicar à sua sucessão. Após o vazamento da discussão sobre esse plano B, ele afirmou em Cuiabá que o Paulo José é o seu nome até o fim. “Para ganhar…ou para perder”. E essa expressão entre aspas, caracteriza bem a falta de confiança do grupo no seu pré-candidato.


 

2- AGORA VEJAM, SENHORES

e senhoras: O tacho da política é o caldeirão do cientista diabólico, sai de tudo. O Colunista ouviu umas boas nos comentários desta semana sobre o tema.

Primeiro é que o Zé do Pátio não está nem ai em eleger o seu sucessor, pois ele tem consciência das dificuldades e também não pensa em dividir a liderança do grupo.

A sua preocupação maior, de fato, é eleger uns quatro vereadores, que então dariam suporte na Câmara Municipal para perpetuar o seu nome como Liderança maior para a disputa de um cargo nas eleições gerais de 2026.

E esses nomes para a Câmara são vistos nos seus remanejamentos de secretários e diretores das empresas ligadas ao município, que giram em torno de pessoas da sua mais alta confiança, conhecidos por todos da política, principalmente pelos vereadores da sua base, que começam a demonstrar certo ciúme, temendo o privilégio desses nomes, se fortalecendo nas secretarias para concorreram às vagas de vereadores.

MAS, MELHOR AINDA É A

especulação surgida com uma possível aproximação do prefeito Zé do Pátio com a nova presidente da ACIR – Associação Comercial e Industrial de Rondonópolis, a Marchiane Frietzen.

A empresária do setor de saúde, Marchiane, ganhou destaque na campanha municipal passada, como candidata a vice-prefeita na chapa do Luizão. Foi a sua estreia na política e se deu bem.

Tentou uma eleição para deputada federal nas eleições do ano passado, mas com pouca estrutura, não repetiu a mesma performance. Este ano foi eleita presidente da ACIR, uma entidade que sempre projetou lideranças em Rondonópolis, e já vem sobressaindo no cargo.

Em todos os seus três mandatos como prefeito, Zé do Pátio nunca fez questão de se aproximar da classe empresarial do município. O ex-presidente da ACIR, Renato Del Cístia sempre se queixou da falta de resposta do prefeito para os seus pedidos de audiências.

E não mais do que de repente, todo esse relacionamento agora mudou. A presidente Marchiane foi convidada para a reunião do prefeito com a comitiva do senador Jayme Campos, que esteve em Rondonópolis fazendo a entrega de um tomografo na semana anterior; e já nesta semana toda a diretoria da ACIR foi recebida para uma audiência com o prefeito.

Apesar do Zé do Pátio ser da Esquerda do Lula, e a Marchiane ser da Direita do Bolsonaro, essa aproximação do prefeito com a presidente da ACIR, como nunca se viu antes na cidade, justamente numa semana onde se debate a procura de um Plano B para pré-candidato à sua sucessão, deixou todos os nossos “cientistas políticos pantaneiros” com muitas pulgas atrás das orelhas.

Marchiane sempre foi apontada como um nome a disputar a Prefeitura. Nos meios políticos em que ela milita, os candidatáveis citados são o ex-prefeito Adilton Sachetti e o deputado estadual Cláudio Ferreira.

Por outro lado, o Zé do Pátio sempre procura uma ligação com o empresariado em época eleitoral, e sempre conquistou a prefeitura tendo um empresário como vice.

Agora, na dificuldade de um plano B, já que sente a não decolagem do companheiro Paulo José, e como não estaria tanto assim preocupado em eleger esse seu sucessor, será que ele indicaria um forte vice-prefeito numa chama com a Marchiane?

Senhoras e Senhores, imaginamos uma chapa para disputar a Prefeitura de Rondonópolis, com um candidato a vice-prefeito bem popular, tendo a empresária Marchiane Frietzen como candidata a ser a primeira mulher prefeita, com o apoio do Zé do Pátio.

ISTO É IMPOSSÍVEL?

Nunca!. Em política, não duvide de nada. O exemplo está fresquinho: Lula se elegeu justamente porque foi buscar o Geraldo Alckimin na Direita para ser seu vice. Este é o recado do Papo Político de hoje. Uma boa semana a todos!

 

- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img

2 COMENTÁRIOS

  1. ANTONIO PORTUGUES DE RONDONOPOLIS VEREFICA AS INSTALACOES DOS CORREOS E DA CAIXA DUAS ENTIDADES DE SERVICOS PUBLICOS E ONDE NAO TEM INVESTIMENTOS PARA QUEM ALI SE SERVE DAQUELAS INFRESTRUTURAS .ANTONIO DIZ QUE CIDADE QUE DEVIA APOIAR A CULTURA DAS TRANSMISSOES COMO E O NOME DA CIDADE A DEDICAR AS COMUNICACOES E TRANSMISSOES COMO A PONTE DO MARCHAL RONDON QUE E VERGONOSO PARA A ENTRADA E SAIDA DA PONTE.ANTONIO E DA FAMILIA DOS CORREIOS ONDE SE SINTE SEM APOIOS PARA INOVAR AQUELE ESPACO DE LAZER E CULTURAL.

  2. Antonio faz apelo gestao politica que se atrasa muito com as obras na cidade. Antônio verefica a pokuba como uma falta de profissionalismo na sifra da coder no setrat energisa sema e muitas outras entidades da cidade. Antonio faz denuncia que saude daqueles que ali frequentam como aquele piso de concreto que nada e saudavel para pessoas e meio ambiente. Antonio foi convidado a um envento na cidade que e encontro da nacoes .Antonio diz que e vergonhoso para a cidade entidades como e aquelas que recebem tanto dinheiro e darem imagem negativas da sanidade das populacoes.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Ajuda de Roo: Comboio com doações chega ao RS após 4 dias de viagem

O comboio com 16 carretas bitrens, escoltado pelas equipes da Força Tática da Polícia Militar, chegou por volta das...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img