35 C
Rondonópolis
 
 

Papo Político

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

no1- A SITUAÇÃO ELEITORAL
do empresário Mauro Mendes (PSB) está incomodando bastante o deputado estadual Percival Muniz (PPS) que tinha planos de pelo menos tornar-se vice-governador do estado de Mato Grosso ou senador, mas elegendo a sua esposa, Ana Carla Muniz como companheira na política de Mendes devido aos seus investimentos estratégicos e de uma grande experiência em atuar na política e conhecer os passos corretos para o rumo de uma vitória. Tanto que para impedir que seu projeto eleitoral de tornar Mauro Mendes como governador do Estado seja abandonado pelo próprio partido do candidato de Percival, sabendo que o governador de Mato Grosso, Silval Barbosa (PMDB), tem grande representatividade na região norte mato-grossense, o parlamentar logo tratou de fragmentar a preferência de Barbosa, já constatada em recente pesquisa realizada pelo Instituto Ibope, onde o peemedebista aparece empatado com o ex-prefeito de Cuiabá, Wilson Santos (PSDB). Pois, mesmo com boa popularidade na região norte, o governador de Mato Grosso está conquistando o favoritismo em todo estado, devido ao trabalho que vem desempenhando desde que substituiu Blairo Maggi (PR). Evidentemente, temendo que Mauro Mendes tenha sua candidatura totalmente prejudicada, Percival Muniz já viabilizou meios para que esta preferência deixe de existir, dividindo opiniões e a popularidade de Barbosa.
MUITO ESTRATEGISTA
e com uma artimanha bastante eficaz, ele retirou da gaveta o projeto de lei que visa dividir o Estado de Mato Grosso, que segundo ele é para ampliar a competitividade da região na busca por recursos em âmbito nacional.
Este projeto saindo do arquivo serve apenas para lembrar de que na realidade Silval Barbosa defenderia também a divisão para apoiar apenas a região norte, a qual é seu reduto eleitoral. Evidentemente, que Muniz não contará apenas com a sorte destas associações e explicitará as verdadeiras pretensões de defender este projeto.

2- NA VERDADE,
é compreensível que o governador Silval Barbosa não admita o empate com o ex-prefeito Wilson Santos no resultado da última pesquisa, aliás, é até benéfico para sua própria campanha que ele insista em que continua na frente das consultas. Um empate é ótimo neste momento eleitoral,  na realidade promove muito mais confiança por parte do eleitorado. Assim que foi anunciado o empate técnico entre peemedebista e tucano, o governador Silval Barbosa disse que o percentual de 29% de intenções de voto atribuídos aos dois diz respeito à margem de erro e que o desempate acontecerá logo que a campanha eleitoral se intensificar. A pesquisa foi realizada pelo Ibope, entre os últimos dias 10 e 13 e registrada junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número 16012/2010.

3- ALIÁS,
não adianta Mauro Mendes tentar convencer a si mesmo que o presidente regional do PSB e deputado federal, Valtenir Pereira não abandonaria o projeto para a governança do socialista para ingressar nos planos eleitorais dos republicanos e peemedebistas. Pois, Mendes havia anunciado em várias entrevistas que Valtenir e outros filiados não seriam vendidos para o governador Silval Barbosa, com a justificativa de que o PSB estava apenas seguindo a linha de articulações nacionais.
Por outro lado, Pereira já até acusou Mendes de comprar o PRTB no pleito municipal de 2008, quando se candidatou à prefeitura de Cuiabá, para conseguir apoio à sua candidatura. Mas, mesmo assim, o empresário socialista acreditava em uma postura ética e decente do parlamentar.
Enfim, deixando julgamentos para o eleitorado, o PSB nacional oficializou nesta segunda-feira (14) em Brasília, o apoio do partido à candidatura de Dilma Rousseff (PT) à Presidência da República. A candidata já recebeu apoio de forma oficial do PMDB, PDT, PR. O PT espera ainda a confirmação de apoio de outras legendas, como PC do B e PRB.
Agora resta saber como ficará a situação política do PSB no Estado de Mato Grosso, pois antes de qualquer decisão eleitoral, Valtenir Pereira deve fazer boas análises, pois tem que tomar cuidado para não sair com a imagem desgastada de tudo isso.

4- NO MUNICÍPIO
de Rondonópolis, que mesmo não havendo “Voto Distrital”, existem grandes bairros que acabam decidindo um pleito eleitoral, dado ao seu domínio populacional.
Aliás, este assunto ainda é discutido na Assembléia Legislativa do Mato Grosso, o projeto de lei “Voto Distrital”, adotado pelos norte-americanos, e que elegeu o novo presidente dos Estados Unidos, o democrata Barack Obama, sendo que a metade das vagas é distribuída pela regra proporcional e a outra metade pela regra distrital, quando o eleitor tem o direito a dois votos. O país ou estado é dividido em regiões com população aproximada, sendo que cada uma desta região elege um deputado e assim completam as vagas disponíveis no parlamento e nas Assembléias Legislativas.
As regiões de Vila Aurora, Vila Operária, São Francisco, Atlântico, Coophalis têm uma grande importância regional no município. São regiões que tem o maior eleitorado rondonopolitano, sendo que é beneficiado com isso é o candidato preferido dessa região. Rondonópolis tem o seu poder político visivelmente dividido e durante a campanha os interesses de cada uma dessas regiões prevalece, pois o candidato viabiliza a solução dos problemas da região, sendo que no caso de uma eleição municipal, cada vereador eleito naquela região fica responsável por ela e como também é cobrado, e assim pode confirmar que o desenvolvimento da pluralidade acontece individualmente no âmbito dos seus vários fragmentos.
NESTE ANO
não será muito diferente, estas mesmas regiões terão representações eleitorais através de candidatos que as defendem durante a campanha. E vamos deparar com postulações já conhecidas, principalmente aqueles que concorrem a cargos com razoável popularidade e experiência conquistadas em campanhas anteriores e resolvem agora encarar uma candidatura a deputado estadual ou federal.
Assim, como o líder comunitário Gilberto Lima dos Santos, o conhecidíssimo Beto do Amendoim (PSL), que depois de tentar algumas vezes ser vereador, irá concorrer à uma das cadeiras da Assembléia Legislativa.
Por outro lado teremos políticos que prometem fazer a diferença e outros que foram na verdade ovacionados pela população rondonopolitana para concorrerem a essas vagas proporcionais, como o vereador Adonias Fernandes do PMDB e o vereador Mohamed Zaher do PR.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Eleições municipais: Ex-presidentes da Câmara ensaiam retorno

Pelo menos três ex-presidentes da Câmara Municipal têm projetos para retornar ao Legislativo nas eleições municipais deste ano, a...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img