23.2 C
Rondonópolis
, 24 maio 2024
 
 

Papo Político

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

no1-COMO JÁ SE SABE ,
o deputado federal Valtenir Pereira (PSB) é um dos políticos mais empenhados na campanha eleitoral do empresário Mauro Mendes (PSB) rumo ao Governo do Estado no pleito deste ano. Antes mesmo de definir o socialista como pré-candidato na concorrência eleitoral de 2010, Valtenir Pereira já estava trabalhando intensamente pelo projeto, sendo que visava, principalmente, um trabalho pela sua candidatura à reeleição. Assim, o deputado socialista viabilizaria dois projetos que poderiam proporcionar resultados frutuosos, sendo sua própria reeleição e o PSB, sendo uma sigla pequena, eleger um governador. Pereira lidera a Caravana 40 que percorre vários municípios mato-grossenses, a fim de conquistar o número maior possível de votos, e ele também lidera a lista dos políticos que mais gastaram a verba indenizatória no mês de março da Câmara Federal.
O parlamentar gastou em torno de 31 mil reais em passagens e  compras de combustíveis e lubrificantes, o que faz nos questionar quantas viagens foram realizadas pelo socialista para alcançar tal montante.
E quem apareceu também na lista de maiores gastos em verbas indenizatórias, ocupando o segundo lugar, foi o deputado federal Carlos Bezerra (PMDB), ele usou quase 30 mil reais do valor disponível, sendo referente à manutenção de escritório de apoio às atividades parlamentares e locação de veículos ou fretamento de embarcações.

A PARTIR
disto pode-se justificar a aparição das mais diferentes figuras para concorrer às vagas na Assembléia Legislativa e Câmara Federal, sendo que no rol de candidatos a estes cargos aparecem ex-BBBs, funkeiras,  artistas  e jogadores de futebol, pois após uma decadência profissional, nada mais eficaz e fácil do que receber grandes salários em cargos. Se Bezerra e Valternir, entre outros, podem “torrar” trinta mil reais mensalmente, por que essas pessoas não podem?

2- RECENTEMENTE
a Coluna lembrou dos fatos mais marcantes e mais vergonhosos da vida pública política do deputado federal Paulo Maluff (PP), e eis que, o qual apesar de vários processos e provas de corrupção nos cargos públicos, sempre concorre a pleitos eleitorais. Com o projeto Ficha Limpa é impossível que este político dispute mais uma campanha e ainda consiga desfrutar de regalias políticas, e sabendo disso ele é o ferrenho opositor do projeto, sendo que vem tentando mudar completamente a proposta inicial do projeto para tornar livre a concorrer mais uma campanha eleitoral. Neste ano ainda, Maluf foi condenado, em abril, pela 7.ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo, a ressarcir suposto prejuízo com o superfaturamento de 1,4 toneladas de frango ao custo de R$ 1,39 milhão, pagos pelo município de São Paulo, que ele administrava em 1996.

3-APESAR
da dinâmica política, é bastante benéfico analisar os resultados das pesquisas que são realizadas neste período eleitoral, pois por detrás destas consultas há fatores e aspectos que determinaram os números apresentados, pois são alguns acontecimentos, realização de campanha, descoberta política, mudança nas coligações, alterações nos discursos e perfis de candidatos que influenciam estes resultados, e são estes fatores que o eleitorado deve considerar, não apenas nos números apresentados pelas pesquisas, mas o que levou ao crescimento, redução ou a permanência em um determinada posição de um candidato.

PARA A CONCORRÊNCIA
às vagas do Estado de Mato Grosso no Senado, temos o ex-governador Blairo Maggi (PR), o deputado federal Carlos Abicallil (PT), o ex-senador Antero Paes de Barros (PSDB) e o ex-procurador da República, Pedro Taques (PDT), sendo que a última pesquisa realizada pelo Ibope, divulgada neste sábado, 8, mostrou que Blairo Maggi e Antero de Barros deverão ficar com as duas vagas. E tem gente que acredita que se a senadora Serys Marly (PT) estivesse disputando estas vagas, os resultados seriam um pouco diferentes, sendo que Maggi conquistaria uma vaga e a outra seria uma disputa entre Antero e Serys, pois o ex-governador republicano dispara na frente da pesquisa, sendo que tem 75% das intenções de votos, enquanto Antero de Barros aparece com 35% e o deputado federal Carlos Abicalil e  Pedro Taques, com 11% e 9%, respectivamente.  A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número 10.612/2010.

SE BLAIRO MAGGI
não queria deixar a vida política, fez a escolha certa, seguindo o destino dos ex-governadores, que é o Senado, pois o que se vê é que o eleitorado pretende continuar usufruindo o trabalho do republicano.
E logo o ex-governador Blairo Maggi será cobrado pelos petistas na defesa do nome da candidata à Presidência da República, a ex-ministra Dilma Rousseff (PT), pois nesta mesma pesquisa foi mostrado que o ex-governador de São Paulo, José Serra, do PSDB, tem a preferência dos eleitores no Estado de Mato Grosso, o qual tem  43% das intenções de votos contra 32% da ex-ministra. A senadora Marina Silva, do PV, está em terceiro lugar com 11% das intenções de votos.

4- MAIS UM FATO
que chamou atenção nesta semana foi o propiciado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), quando defendeu o  nome do pré-candidato ao Governo de Mato Grosso Wilson Santos (PSDB), para ser candidato a vice-presidente da República na chapa encabeçada por José Serra, em uma declaração feita  no programa É Notícia, exibido pela Rede TV! (Canal 5) no domingo (9) e apresentado pelo jornalista Kennedy Alencar. Descarta-se que foi uma defesa feita para debochar ou ironizar ambas as candidaturas, pois são dois filiados da sigla tucana que concorrerão cargos públicos de grande prestígio, mas não se entende os motivos que levaram o ex-presidente a cogitar o nome do ex-prefeito de Cuiabá, Wilson Santos para  disputar  a vice-presidência do Brasil.
É bastante natural defender uma chapa pura para este tipo de disputa, pois este é o desejo de FHC, mas é incompreensível que o ex-presidente opte por um nome com tão pouca penetração em todo o território nacional. “Em Mato Grosso, por exemplo, temos o Wilson [Santos], que tem despontado como grande líder do partido”, disse Fernando Henrique, ao ser questionado por Alencar sobre quais nomes poderiam compor com Serra. Para Wilson, que é candidato a governador de Mato Grosso, não deixou de ser uma ótima ao ser citado por FHC.

ALIÁS,
tentando conquistar os votos dos brasileiros, sendo que a maioria, como comprovado em pesquisa, é simpática ao governo Lula, o ex-governador José Serra afirmou que tem algumas características esquerdistas e que ainda irá manter a Bolsa Família, tão criticada, mas que acabou sendo uma forma eficaz de conseguir votos, e que será imitada por muitas e muitas campanhas.

5- SÓ PODE SER
uma fé sem tamanho.  O candidato à Câmara Federal, Israel Borges (DEM), de Rondonópolis, pretende conseguir mais de 150 mil votos nesta campanha eleitoral. Ele nunca participou de uma disputa de forma tão efetiva, e ainda está longe de definir um perfil político capaz de conquistar tantos sufrágios. Ele atribui o grande número de votos ao número de pessoas que freqüentam o culto da igreja do apóstolo Valdomiro Santiago, que é seu cabo eleitoral, e é capaz de convencer os cristãos a votar em seu candidato.

- PUBLICIDADE -spot_img
  1. Esse Israel tá ficando contando ovo no lugar errado, até pouco tempo, nem militava na igreja ou na politica, virou evangélico, pela politica, mas tudo bem ou por amor ou pela dor, isso é biblico. Agora é evangelico e candidato…das igrejas, torço para dar certo, porque apesar de tudo é de Rondonópolis…

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Corrida ao Paço: Adilton Sachetti não descarta ser o vice na chapa de Thiago Silva

Tido como o “vice dos sonhos” do deputado Thiago Silva, que é pré-candidato a prefeito de Rondonópolis pelo MDB,...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img