27.4 C
Rondonópolis
, 17 maio 2024
 
 

Bastidores da República

- PUBLICIDADE -spot_img

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

IDELI SALVATTI
O assunto desta semana aqui em Brasília é a possível queda da ministra de Articulação Institucional, Ideli Salvatti, que estaria sendo fritada no Palácio do Planalto. A ministra é tida como responsável pelos problemas do governo com a base aliada.

ESPECULAÇÕES
Enquanto alguns dão como certa a queda de Ideli Salvatti, outros garantem que tudo não passa de especulações e que a ministra tem a confiança e o apoio da presidente Dilma.

TRIUNVIRATO
A presidente Dilma, aliás, não se mostra muito disposta a mexer no seu núcleo duro no Palácio do Planalto, que inclui o triunvirato formado por Ideli Salvatti, Gleisi Hoffmann, da Casa Civil, e Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência.

TOM POLÍTICO
Esses três é que dão o tom político no governo Dilma, invariavelmente fazendo as vezes da presidente nas relações intra e extra Planalto, sobretudo, com os vai e vem que em muitos casos colocam o governo em maus lençóis.

TAQUES PRESIDENTE?
O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) lançou o nome do seus colega de partido e de Senado,  o mato-grossense Pedro Taques, candidato a presidente da República em 2014. Foi numa longa entrevista ao site de Porto Alegre (RS), Sul21.

AGACIEL MAIA
Depois de lotear cargos comissionados no Senado, o ex-diretor-geral Agaciel Maia (PTC-DF) ressurgiu na Câmara Legislativa envolvido em um esquema de grilagem de terras.

MANDANTE
Investigações da Polícia Civil e do Ministério Público do Distrito Federal apuram a atuação do deputado distrital como mandante de invasões em São Sebastião, região administrativa a 26 quilômetros do Palácio do Planalto e base eleitoral do parlamentar.

ARMAS
O comércio internacional de armas aumentou 24% nos últimos cinco anos, segundo relatório divulgado pelo Instituto de Pesquisas para a Paz de Estocolmo. O período avaliado foi de 2007 a 2011. Os Estados Unidos permanecem como o maior exportador mundial, em seguida vem a Rússia, a Alemanha, a França e a Grã-Bretanha.

SHOPPINGS
A gratuidade dos estacionamentos de shoppings volta à pauta do Legislativo. Novo projeto de lei, em tramitação na Câmara dos Deputados, prevê que ao comprovar gastos clientes fiquem isentos de pagamento.

DEFESA
Já a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping, principal órgão representante do setor, tem defendido os estabelecimentos de todas as tentativas do Legislativo de proibir a cobrança de estacionamento.

LEI DA ANISTIA
A discussão sobre o alcance da Lei de Anistia deverá ser reaberta nesta semana no STF. Está na pauta de quinta-feira (22) um recurso da OAB contra decisão da Corte que, em 2010, confirmou a anistia àqueles que cometerem crimes políticos no período da ditadura militar.

AJUSTE FISCAL
O controle mais rígido dos gastos do governo seguirá contribuindo para que o Banco Central mantenha sua política de redução da taxa de juros, disse a ministra do Planejamento, Miriam Belchior.

TAXA DE JUROS
A taxa de juros ainda está entre as mais altas do mundo e tem sido responsabilizada por contribuir para a valorização do real e por prejudicar a competitividade das exportações brasileiras.

- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Sispmur alerta: “Fantasma do CRP” volta a rondar o Paço

A presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Rondonópolis (Sispmur), Geane Lina Teles, externou ontem sua preocupação com...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img