24.3 C
Rondonópolis
-->  
-->  

Os Catequistas no 28º Congresso de Catequese

(*) Maria Aparecida Silva

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

“Se permanecerdes em minha palavra, sereis meus discípulos”! (João 8,31).

A Diocese de Rondonópolis-Guiratinga fundamentada nos ensinamentos da Igreja mãe, tem clareza que “a Evangelização é um dever de todos e consiste no “anúncio de Jesus Cristo como Senhor”. Toda Igreja, povo de Deus, é sujeito ou protagonista da ação Evangelizadora como: “Casa da Iniciação à Vida Cristã: lugar da animação Bíblica da catequese”.

O 28º Congresso de catequese 2018 acontecerá na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, em Alto Araguaia; será uma ocasião de congregar, reunir, encontrar, abraçar e sorrir, é um espaço de encontro, de partilha, de troca de saberes, de espiritualidade, de avivamento, de confraternização, de conhecimentos e, em especial, para juntos celebrarmos, estudarmos e aprofundarmos as experiências significativas desenvolvidas na catequese evangelizadora enquanto Igreja.

O objetivo do congresso é acompanhar e dar visibilidade a ação evangelizadora, dar novo impulso à catequese como Iniciação à Vida Cristã, como processo de crescimento da fé de forma gradual e permanente; e, assim, intensificar a formação catequética dos catequistas sobre a iniciação à vida Cristã. Educar na fé e viver o empenho do processo da fé em diálogo com as mudanças da sociedade, considerando o princípio de evangelização como processo de integração fé e vida, que acontece numa comunidade eclesial.

“Na igreja também estamos diante da possibilidade de viver um tempo de emergência de solidificar a nossa fé”. Saímos de uma catequese de manutenção sacramental e passamos para uma catequese evangelizadora.

O congresso buscará refletir e reatualizar a herança da iniciação a vida cristã no processo de inspiração Catecumenal dos estudos da CNBB número 97 para a teologia catequética, “o fazer evangelizador nos remete a ler os sinais dos tempos, a ação do espírito”. A Alegria do Evangelho enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus através da busca do conhecimento que ajudará a vivermos o valor da fé.

(Jo. 8:32). “As minhas ovelhas ouvem a minha voz: eu as conheço e elas me seguem.” (Jo. 10:27). O Catequista aprendiz busca se espelhar no Mestre. “O discípulo não está acima do seu mestre; todo aquele, porém, que for perfeito será como o seu mestre.”(Lc.6:40).

O Senhor despertava as aspirações profundas de seus discípulos e os atraía a si.

O seguimento é fruto de uma fascinação que responde ao desejo de realização humana, ao desejo de vida plena. “O discípulo é alguém apaixonado por Cristo, a quem o reconhece como Mestre que o conduz e acompanha.”

Ele foi o primeiro e o maior evangelizador, anunciou o Reino de Deus, como nova e definitiva intervenção divina na história, e definiu este anúncio como “o evangelho”, ou seja, a boa nova.

Cada congresso é uma história, que somada à história amplia os horizontes na perspectiva do Reino.

O congresso buscará refletir e debater os desafios do campo da Teologia catequética da ação evangelizadora no novo contexto da iniciação a vida cristã.

“… firmes na fé vivendo o Reino aqui e agora”.

(*) Maria Aparecida Silva é Pedagoga/ Psicopedagoga em Rondonópolis

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Candidatos em 2024: Pátio dá “jeitinho”, dribla a Justiça Eleitoral e mantém na gestão secretários exonerados

O prefeito Zé Carlos do Pátio (PSB) deu um “jeitinho” de driblar a Justiça Eleitoral e renomeou em novos...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img