32.8 C
Rondonópolis
 
 

São Francisco de Assis

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

 

Neste dia 04 de outubro é celebrado um dos maiores santos da Igreja Católica: São Francisco de Assis.

São Francisco de Assis é reconhecido como aquele que mais se assemelhou ao que pregou o Evangelho de Jesus Cristo. Ele vivia uma enorme comunhão com o Cristo. Seu modo de viver na simplicidade, pobreza, humildade, obediência a Cristo e à Igreja fizeram com que muitos também quisessem viver assim, passar por essa experiência tão forte. Através dele, vieram pessoas que também tiveram um papel importante em seu tempo e são lembradas, admiradas e seguidas até hoje como: Santa Clara, Santo Antônio, São Benedito, São Padre Pio, São Frei Galvão e muitos outros. O Papa atual se chama Francisco por causa do pobrezinho de Assis.

A imagem muito conhecida de São Francisco de Assis com alguns passarinhos deve-se pelo fato de que em sua época ele queria pregar o Evangelho e as pessoas não lhe deram atenção. Então, ele foi para um bosque e pregou o Evangelho para milhares de pássaros.

O Santo tinha enorme afeição por Jesus Cristo Menino (ele foi o primeiro a montar um presépio e o fez com animais de verdade), por Cristo Crucificado (o que o fez receber as 5 chagas em seu corpo. Ele pediu e Cristo o atendeu) e por Cristo Eucarístico (ele participava de missas todos os dias). Ele viveu fazendo muitos jejuns e longos momentos de oração.

Ele também é lembrado pelo cuidado com os pobres e com a natureza pois ele entendia que Deus habita em tudo o que Ele criou.

Em agosto de 2019, um fragmento de osso do santo percorreu diversos locais em Rondonópolis. Essa peregrinação terminará em junho de 2021, na cidade de Canindé, no Ceará, que é reconhecida como a segunda cidade mais franciscana do mundo.

São Francisco de Assis fundou 3 Ordens para quem quiser viver mais profundamente o seu modo de vida. Uma para os homens (Freis), outra para mulheres (Clarissas) e outra para os leigos, religiosos/religiosas. Mais informações sobre as Ordens no Seminário São Francisco, na Casa Provincial (ambos no Bairro La Salle), na secretaria da Paróquia Franciscana Sagrado Coração de Jesus ou pelo e-mail: [email protected]

Suas cartas e textos sempre terminavam com a expressão: Paz e Bem. Ele era defensor da Paz e queria que o Bem reinasse em todos os corações.

“A gente pode ser muito mais feliz seguindo o exemplo de Francisco de Assis.”

 

(*) Sara Fátima Paim é leiga franciscana

 

 

- PUBLICIDADE -spot_img
« Artigo anterior
Próximo artigo »

1 COMENTÁRIO

  1. São Francisco de Assis é um exemplo a ser seguido, mas hoje os tempos são outros e as devassas, orgias, traições, drogas, sexo sem limite, assassinatos, estupros, escravidão humana, matanças, desprezo pelos mais necessitados, soberba, corrupção e roubalheira desenfreada do dinheiro público (e agora com essa pandemia do Coronavírus roubam o dinheiro destinado para combater o vírus) e o cultro ao deus dinheiro no mais alto patamar a qualquer preço, vivemos extremos, mas tem muita gente decente, honrada a estender as mãos aos mais necessitados, outros a praticar verdadeira justiça e, com isso, talvez Deus olhe por esse lado e dê mais uma chance à humanidade, pois o mundo continua de joelhos a espera do milagre da vacina que não existe ainda. Milhões pedem clemência, algo que antes era utopia.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Pesquisadores desenvolvem estudos para melhorar a produtividade e reduzir emissões de metano na pecuária de MT

Pesquisadores da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), em parceria com a Universidade Federal de São Carlos e...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img