30.1 C
Rondonópolis
 
 

O que é mais difícil, perdoar ou pedir perdão?

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
(*) Elaine Moraes

Partindo do princípio que as palavras convencem, mas são os exemplos que arrastam, como vivenciar o perdão se não aprendemos desde cedo que o perdão é divino e humanizador?

Na infância somos negligenciados quando o assunto é perdão, e quantas vezes sem a menor reparação dos adultos, adultos não pedem perdão, fomos obrigados a pedir desculpas sem saber o que de fato acontecia, apenas como ação de boas maneiras e para não envergonhar os nossos pais, ou seja, não era um valor e tão menos uma virtude.

Muitas vezes presenciávamos cenas adultas de discórdia, fofocas, brigas sem um arrependimento reparador. Em casa não se fala, não se expressa e não libera perdão e de forma silenciosa, um bloqueio vai se instaurando, uma via de difícil acesso perdoar ou pedir perdão. E por mais que saibamos o que deve ser feito, o bloqueio está logo ali, dentro de nós e o orgulho sobressai.
Cabe a cada adulto, transcender. Ninguém dá o que não possui, mas podemos correr atrás do que nos falta.

Independente da sua, da minha resposta, destravar o bloqueio, os conceitos errados que formamos a respeito do perdão nos ajuda a exercitar esse tão poderoso dom.

Perdão não é sentimento, é atitude, ação.

(*) Elaine Moraes é psicóloga clínica, especialista em Arte e Vida com Sentido (princípios logoterapeuticos), Orientadora de Pais pelo programa Educação e Parentalidade Encorajadora e apresentadora do Podcast Mentes Livres e Leves – @psielainemoraes

 

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Eleições municipais: Ex-presidentes da Câmara ensaiam retorno

Pelo menos três ex-presidentes da Câmara Municipal têm projetos para retornar ao Legislativo nas eleições municipais deste ano, a...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img