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Rondonópolis
, 17 maio 2024
 
 

Melhoria no atendimento à educação infantil

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Ao longo dos séculos, e até bem poucos anos, as crianças eram consideradas seres de menor importância. Pois as creches destinavam-se a atender aos filhos das mães que trabalhavam nas indústrias, bem como aos filhos das empregadas domésticas. As instituições naquela época eram mais direcionadas ao atendimento da alimentação e da higiene. A educação nesta modalidade de ensino vem passando por um longo processo de transformação, principalmente nos últimos 20 anos. Isso porque antes as escolas responsáveis pela fase inicial do aprendizado da criança, adquiriam apenas caráter de assistência social. E a melhora significativa surgiu somente com a criação e aprovação da Nona LDB de 96, a partir de então, o segmento tornou um dever do Estado e fortaleceu-se de forma educativa.

A valorização e o sentimento atribuídos à infância nem sempre foram vistos da mesma forma, todavia vem sendo bem difundidos para toda sociedade. Porém, hoje já é consenso que as instituições que atendem crianças tem valor reconhecido. Mais do que isso, especialistas e educadores admitem que o desenvolvimento integral nos primeiros anos de vida, faz com que a educação infantil tenha como finalidade contribuir para as transformações necessárias no sentido de tornar a sociedade mais democrática.

Pensando nesse sentido é que algumas cidades tem se destacado por assumir o compromisso e estabelecerem metas concretas para o efetivo crescimento na educação infantil. Um bom exemplo desse fato é o município de Rondonópolis que tinha os educadores da fase inicial, como pessoas que apenas pajeava crianças, e depois de alguns anos passaram a ser “Regentes da Educação Infantil”, e só há pouco tempo foram entender que esses profissionais são de fato “professores e não cuidadores”.

Essa melhora não é apenas na categoria de professores. Os pequenos de hoje, principalmente na atual gestão, são vistos como seres primordiais. Os investimentos feitos são garantidos pela combinação dos seguintes fatores: alimentação de boa qualidade, material pedagógico, formação continuada e os novos brinquedos do parque infantil que é tudo de bom, tanto para o desenvolvimento físico, motora quanto para o intelectual da criança.

Enfim, podemos afirmar que todos os requisitos básicos são fornecidos para o desenvolvimento de um bom trabalho. Cabendo ao educador oportunizar experiências estimuladoras para que a criança possa construir seu próprio conhecimento. Sendo assim, precisa também que os nossos administradores tenham um olhar mais atento para as questões salariais.

(*) Aneli de Souza Gouveia é professora na Rede Pública de Rondonópolis

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