27.4 C
Rondonópolis
, 17 maio 2024
 
 

Fica conosco, Senhor

- PUBLICIDADE -spot_img

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

noDois grandes acontecimentos marcam a vida da Igreja Católica no Brasil neste início do mês de maio. Entre os dias 4 a 13 de maio aconteceu em Brasília, a 48ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil. Pela primeira vez este evento realizou-se na Capital Federal, uma vez que neste ano comemoram-se os 50 anos de inauguração da nova capital. Conforme o desejo do então presidente Juscelino Kubistchek, o início das obras aconteceu com o erguimento de uma cruz e a celebração da missa, invocando as bênçãos de Deus sobre o empreendimento a ser iniciado.
Passados 50 anos, a Igreja renovou este compromisso. É claro que tudo isto aconteceu dentro de um clima de desconforto uma vez que a capital federal atravessa tempos de corrupções, de desmandos de governos, de cassação de mandatos. Mas a Igreja Católica foi uma voz profética que gritou com a força do Evangelho contra a corrupção, o abuso de poder em benefício próprio, contra os escândalos que se sucedem na capital federal.
A 48ª Assembleia Geral dos Bispos teve como tema de estudo “Discípulos e Servidores da Palavra de Deus e a missão da Igreja mundo”, além de duas dezenas de outros temas relevantes para a missão da Igreja. Duzentos e oitenta e dois bispos, durante dez dias se debruçaram com o olhar de Deus sobre a caminhada da Igreja no Brasil, suas conquistas e também seus desafios. A missão da Igreja nos tempos atuais requer uma presença de qualidade capaz de empolgar a mente e o coração das pessoas para o seguimento de Jesus Cristo. Como Igreja, somos chamados por Jesus a sermos discípulos, discípulas e servidores da Palavra de Deus. A Assembleia transcorreu num clima de fraternidade e os compromissos assumidos serão trabalhados durante os próximos quatro anos em todas as dioceses e paróquias da Igreja Católica no Brasil.
Entre os dias 13 a 16 de maio, também em Brasília e em continuidade à Assembleia dos Bispos e dentro da programação dos 50 anos de inauguração da Capital Federal está acontecendo o 16º Congresso Eucarístico Nacional com o tema: “Eucaristia, Pão da Unidade dos Discípulos” e com o lema: “Fica Conosco Senhor”.
Um Congresso Eucarístico é uma manifestação pública da fé católica na presença real de Jesus Cristo no Santíssimo Sacramento do Altar. Nesse Congresso, a Igreja aprofunda o sentido da Eucaristia, com grandes celebrações litúrgicas, pregação da palavra de Deus, atos de adoração ao Senhor Sacramentado, procissões com o Santíssimo Sacramento.
A Eucaristia é o centro da vida das comunidades cristãs. A Igreja fortalece-se em diversas fontes: A fonte da Palavra de Deus, da Eucaristia, da pertença à comunidade cristã, da missão, do envio missionário, da caridade, da solidariedade e do amor aos irmãos. O Congresso Eucarístico é um tempo oportuno para toda Igreja renovar e reafirmar o compromisso de se alimentar cada vez mais nas fontes que geram vida e animam a missão do cristão na sociedade e nas profissões.
Esse evento eucarístico ilumina suas ações com a frase que os discípulos de Emaús disseram a Jesus. “Fica Conosco, Senhor”. Os discípulos experimentaram a proximidade com Jesus e sentiram o coração aquecer. Na encruzilhada dos caminhos convidam o Mestre para permanecer com eles. “Fica Conosco, Senhor”. E o Senhor permaneceu com eles e sentou-se à mesa. E ao partir o pão reconheceram que era o Senhor Ressuscitado que caminhava com eles.
Na realidade atual, na pluralidade dos modelos de vida e nas múltiplas opções que se apresentam ao ser humano, é importante buscar uma segurança, um rumo para a vida. “Fica Conosco, Senhor” é o grito dos que querem encontrar um sentido para a vida.

(*) Dom Juventino Kestering é bispo diocesano de Rondonópolis

- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img
« Artigo anterior
Próximo artigo »

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Sispmur alerta: “Fantasma do CRP” volta a rondar o Paço

A presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Rondonópolis (Sispmur), Geane Lina Teles, externou ontem sua preocupação com...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img