35.1 C
Rondonópolis
, 22 maio 2024
 
 

O sorriso e a felicidade

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Edcarlos Soares - cirurgiao dentista - cor1

O sorriso é a imagem de uma satisfação pessoal interna exteriorizada na face do indivíduo. Tem importância fundamental no convívio das relações interpessoais na sociedade. Sorrir é um gesto simples e que agrada a todos, passa uma ideia de felicidade e aceitação por aqueles que nos rodeiam. Quem não se sente bem ao ser atendido por alguém que estampa um belo sorriso no rosto.
O relacionamento humano está diretamente ligado com a comunicação visual que expressamos. Neste contexto, a face, o sorriso e os dentes têm importância fundamental, principalmente quando queremos expressar o amor, a alegria e a felicidade. Sorrir faz bem à saúde da mente e do corpo e alivia o estresse do dia a dia contagiando aqueles ao nosso lado.
É por isso que uma grande quantidade de pessoas procuram cada vez mais o Cirurgião Dentista afim de que possam sentir, além da felicidade interna, a exteriorização deste momento através dos dentes saudáveis, brancos, brilhantes e esteticamente perfeitos. Hálito puro e sorriso saudável são o resultado de uma boa higiene bucal. Isso significa que, com uma higiene bucal adequada seus dentes ficam limpos e livres de resíduos alimentares; A gengiva não sangra nem dói durante a escovação, a alimentação e o uso do fio dental.
A frequência exagerada de escovação, principalmente com a utilização de escovas duras e cremes dentais abrasivos, provoca, com o tempo, a abrasão do esmalte dental e a retração gengival. “O hábito de escovar os dentes e usar o fio dental é fundamental, porém uma higiene excessiva pode acabar prejudicando, ao invés de ajudar. Quando falamos na escovação, o importante é a qualidade e não a quantidade. É melhor fazê-lo um número menor de vezes – de duas a três, por exemplo. A língua também apresenta retenções (fissuras) que podem alojar bactérias e placa bacteriana. Portanto, devem ser escovadas também e, para isso, o melhor é usar um raspador de língua.
Na grande maioria dos casos, o mau hálito, ou halitose, tem origem na própria boca, principalmente na região da língua, que é um músculo revestido por papilas gustativas onde se forma um tipo de placa bacteriana denominada saburra lingual. A saburra é um material viscoso e esbranquiçado ou amarelado, que fica aderido ao dorso da língua, principalmente no terço posterior. É ali que se acumulam restos de alimentos e células que descamam do epitélio lingual e, pior, funcionam como meio de cultura para as bactérias existentes na cavidade oral. Com a fermentação dos resíduos, ocorre a liberação de substâncias ricas em enxofre, responsáveis pelo odor característico do mau hálito.
O dente sadio é uma parte viva do corpo. Ele está ligado, por meio de sangue e nervos, ao coração e ao cérebro de uma pessoa. A saúde dos dentes e da gengiva está relacionada com a saúde do corpo inteiro. Por causa disso, a separação que geralmente se faz entre odontologia e medicina não é saudável.
Qualquer dúvida em relação a saúde da sua boca não deixe de procurar o Cirurgião Dentista de sua confiança, ele irá saber orientar você em relação a melhor técnica de escovação, quanto ao uso de fio dental e antisséptico bucal. O sorriso transmite felicidade, abre caminhos, conforta, motiva e une as pessoas. Esta é a sua importância, e por isso hoje sorrimos para você.

Por Edcarlos Soares, clínico geral,
CRO-MT 2902./(66) 3421-4370.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Ainda o CRP: Lei com o cálculo autorial ficou para a próxima semana

Durante a reunião da ordem do dia da Câmara Municipal, realizada na tarde de ontem, a secretária municipal de...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img