20.2 C
Rondonópolis
 
 

Rondonópolis: Prévia frustra expectativa de salto populacional

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Para quem imaginava que Rondonópolis já pudesse aparecer com uma população com quase 300 mil habitantes, a prévia do Censo 2022, divulgada nesta semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostrou a cidade ainda com 253.388 habitantes, com base em dados coletados até o dia 25 de dezembro. Mas o levantamento ainda não terminou na cidade.

Contingente populacional de Rondonópolis ainda vem suscitando muita discussão; números finais do IBGE devem sair até março – Foto – Leandro Luciano

O número divulgado agora foi aquém do que muita gente estimava. Nesse sentido, o A TRIBUNA recebeu, através de notícia postada em seu Facebook sobre a prévia populacional do IBGE, dezenas de mensagens de pessoas que ainda não foram pesquisadas no levantamento na cidade.

Eu ando em vários lugares de nossa cidade e é fácil observar o quanto ela cresceu nos últimos anos. Rondonópolis, penso eu, já beira os 300 mil e contando os que aqui estudam e retornam a suas cidades todo fim de semana a gente passa dos 300 mil”, pontuou um dos internautas.

Contudo, o coordenador do IBGE em Rondonópolis, Marcelo Marques, destaca que os trabalhos do Censo 2022 devem se estender na cidade até fevereiro de 2023. Ele explica que o levantamento, até então, contempla casas com moradores localizados e uma média daquelas onde se tem certeza de pessoas residentes.

Conforme Marcelo, não apenas Rondonópolis teve atraso no Censo 2022, mas todo o Brasil. Ele atesta que os trabalhos estão em andamento em todos os setores, devendo voltar nas casas com moradores ausentes. Em alguns setores, os trabalhos foram iniciados faz pouco tempo.

Como ainda tem trabalho até fevereiro, Marcelo atesta que, com certeza, o número divulgado de Rondonópolis ainda deve aumentar, não podendo estimar quanto. Além da dificuldade na contratação de recenseadores, a cidade tem enfrentado resistência em muitos moradores na pesquisa, principalmente em condomínios e prédios.

No último levantamento do IBGE, também feito com dados estatísticos, Rondonópolis aparecia com 239.613 habitantes. Por outro lado, a grande surpresa de Mato Grosso na prévia do Censo 2022 é a cidade de Sinop, no norte do Estado, que aparecia com 148.960 habitantes no levantamento de 2021 e, agora, surgiu com 199.698 habitantes, devendo ultrapassar os 200.000 mil no resultado final e apresentando um crescimento bem superior ao de Rondonópolis.

- PUBLICIDADE -spot_img

6 COMENTÁRIOS

  1. Sinop também tem um grande contingente de pessoas que ficam na cidade de forma temporária. E lá nem parece ter tanta gente assim, pois a cidade não é tão grande o quanto mostra os dados do censo

  2. Não há motivos para frustrações. Só precisamos reconhecer que Rondonópolis é uma cidade polo, que recebe diariamente milhares de pessoas em busca de bens e serviços, o que torna nossa população flutuante alta, em torno de 300 mil habitantes. Porém, a população residente, nunca me pareceu superar os 270 mil habitantes.

  3. É só uma prévia. Falta muita gente pra recensear. A estimativa é que o Brasil, por exemplo, possua mais de 213 milhões de habitantes, porém na prévia só constataram 207 milhões, pois 83% das pessoas foram recenseadas. Algumas capitais, como Salvador, estão com mais de 350 mil pessoas a menos nessa prévia. Porque estão muito atrasadas no censo. Mato Grosso tem o segundo maior índice de atraso nesse censo. Acredito que rondonópolis tenha mais de 270 mil habitantes nesse censo.

  4. A claro, a reportagem não cita as pessoas que estão em frente aos quartéis, e que levam crianças e a reportagem não cita os licenciadores que foram agredidos aqui na cidade por apoiadores de Bolsonaro miliciano, tudo isso influência no decorrer da pesquisa

    • Esquece Bolsonaro, já perdeu. Agora tudo é culpa dele ? Você é um extremista. Daqui a pouco será culpa do Bolsonaro se você tropeçar e cair. Cada blá blá blá… Só fala baboseira

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Saúde caótica: Secretária terá que dar explicações na Câmara

A secretária Municipal de Saúde, Ione Rodrigues, terá que comparecer à sessão da Câmara Municipal, do próximo dia 8...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img