23.1 C
Rondonópolis
, 28 maio 2024
 
 

Município dará início ao Programa de Combate ao Crack

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Veículos do programa estão abandonados desde 2016, incluindo ônibus que vale mais de R$ 1 milhão
Reunião definiu início das atividades em Rondonópolis

Quase 30 dias após denúncia do A TRIBUNA sobre o abandono dos veículos doados ao Município pelo Governo Federal, para serem utilizados no Programa de Combate ao Crack, a Prefeitura de Rondonópolis informa que as atividades enfim terão início. A situação vem sendo acompanhada pelo jornal há meses, já que os veículos, entregues em 2016 para a cidade, nunca foram utilizados. São duas motos XRE 300cc, dois veículos Volkswagen Voyage e um micro-ônibus equipado com monitoramento e orçado em R$ 1 milhão, que até então estavam abandonados na garagem do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), que fica em um prédio da Prefeitura de Rondonópolis.
Uma reunião realizada ontem (1º) entre representantes do Município e da Segurança Pública do Estado em Rondonópolis definiu que o programa vai começar com as atividades sendo realizadas uma vez por mês, sempre na primeira sexta-feira. Além disso, operações surpresas em pontos em que há venda e consumo de entorpecentes não estão descartadas.
As atividades terão início hoje (2), com a identificação de usuários para que possam receber atendimentos de saúde. “Serão coletados materiais para a realização de exames, para fazer um diagnóstico de como está a saúde de cada pessoa, para que possam ser encaminhados para os devidos tratamentos”, informa a gerente do Departamento de Ações Programáticas da Secretaria Municipal de Saúde, Mariúva Valentim. Além da Saúde, as secretarias de Promoção e Assistência Social, as Polícias Civil e Militar, Sistema Prisional e Gabinete de Apoio à Segurança Pública (Gasp) também vão participar das ações.
OS VEÍCULOS
A primeira denúncia com relação ao abandono dos veículos foi feita pelo Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) da área Central ao Jornal A TRIBUNA, em matéria publicada em junho de 2017. Após isso, a Prefeitura de Rondonópolis realizou o emplacamento dos veículos e os deixou aptos a rodar. Contudo, sete meses depois, eles ainda estavam parados, e o A TRIBUNA novamente trouxe o caso à tona. As equipes de segurança para atuar no Programa de Combate ao Crack estão capacitadas desde 2016. Todos participaram de um curso do Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas, promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).
O PROGRAMA
O programa “Crack, é possível vencer” foi criado pelo Governo Federal em 2013 e Rondonópolis foi, junto a mais 81 cidades brasileiras, escolhida para receber o projeto. O programa envolve os ministérios da Justiça, da Saúde e o da Integração Nacional. Na cidade, o convênio firmado atende as secretarias municipais de Saúde, Social e de Segurança, no caso, o Gabinete de Apoio à Segurança Pública (Gasp). Agora, cinco anos depois, ele será colocado em prática na cidade.

- PUBLICIDADE -spot_img
« Artigo anterior
Próximo artigo »

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Corpus Christi: Comércio pode abrir neste feriado em Rondonópolis

O comércio varejista de Rondonópolis pode abrir as portas nesta quinta-feira (30), Feriado de Corpus Christi. A abertura é...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img