23.2 C
Rondonópolis
, 16 maio 2024
 
 

Obras em erosões dependem de aprovação de projeto

- PUBLICIDADE -spot_img

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Moradores temem que, com a continuidade das chuvas, as erosões cheguem até as residências

Erosões impressionam pelo tamanho e profundidade nos bairros Oásis/Paineiras – Foto: Patrícia Cacheffo/A TRIBUNA

Desde que teve início o período chuvoso, moradores do Jardim das Paineiras, região castigada pela falta de drenagem e asfaltamento desde sua criação, vêm sofrendo com erosões gigantescas. Todos os anos o caso se repete, mas desde o mês de novembro deste ano, a situação se agravou de forma poucas vezes vista. As erosões aos fundos dos bairros Paineiras e Jardim Oásis, no total quatro, estão colocando em risco várias casas e também alguns barracos construídos no local há vários anos, conforme noticiado pelo A TRIBUNA no começo desta semana. Em duas situações específicas do Jardim das Paineiras, uma casa já tem parte de seu terreno levado pela cratera, e outra está com o muro lateral ameaçado. Há quem já tenha até cancelado viagem planejada neste fim de ano, com medo de sair da cidade e, quando voltar, não encontrar mais sua casa.
Já no Jardim Oásis, famílias cadastradas em programas habitacionais do município, mas que vivem em barracos há anos, dormem ao lado do perigo. “A gente nem consegue dormir direito, com medo de chover e o barraquinho com o pouco que temos ser levado pelo buraco. Já pensou a gente ir parar dentro do Rio Vermelho?”, comenta a moradora Valdete Valeriano. Ela se refere ao Rio, porque toda a água que passa por aquela região acaba seguindo para o Córrego Piscina, que deságua no Rio Vermelho. “O buraco já está pertinho do meu barraco, que é o primeiro aqui. A próxima chuva, Deus me livre, mas acho que ele já vai. A assistência social ficou de tirar a gente daqui, mas até agora nada”, disse Isaura Ribeiro.

 

Foto: Patrícia Cacheffo/A TRIBUNA

OBRAS
Conforme noticiado pelo A TRIBUNA na edição de ontem (21), a Câmara Municipal de Vereadores autorizou durante a sessão da última quarta-feira (20), que o município contrate financiamento de R$ 35 milhões junto à Caixa Econômica Federal, por meio do programa Avançar Cidades Pró-Transporte, do Governo Federal, para obras de asfaltamento e drenagem dos bairros.
Em contato com a Secretaria Municipal de Infraestrutura, a informação é de que com a aprovação do projeto pela Câmara de Vereadores, o Município passa agora a enviar os documentos exigidos pelo banco financiador. “O projeto engloba construção de galerias de águas pluviais, pavimentação asfáltica e construção de meio-fio e sarjetas em ruas dos bairros Oásis, Paineiras e Parque Universitário, resolvendo o problema da grande erosão”, diz a nota enviada ao A TRIBUNA. A Sinfra informou ainda que não é possível dar prazos, visto que depende dos procedimentos internos do banco para aprovação do financiamento e liberação para início das obras.
DISTRITO INDUSTRIAL
Além do risco de levar as casas, as erosões também podem provocar novos transtornos aos empresários e trabalhadores do Distrito Industrial. Na Avenida Anselmo Cardinal, que faz ligação da BR-163/364 ao Distrito Industrial, já é possível verificar que a erosão pode danificar novamente o asfalto. No início deste ano, a Secretaria Municipal de Infraestrutura realizou o reparo da via, que estava bloqueada para a passagem de veículos desde 2016, devido ao rompimento da pista. Após muita cobrança da classe empresarial e de moradores daquela região, novos bueiros celulares foram colocados no local e a Avenida reaberta. Contudo, com o volume de água que passa pelo local, a mesma que provoca as erosões nos bairros Oásis/Paineiras, os primeiros sinais de um novo rompimento começam a aparecer.

Apreensão: terreno de morador já teve parte comprometida pela erosão – Foto: Patrícia Cacheffo/A TRIBUNA
- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Em 4 meses de 2024: Exportações locais ultrapassam 1 bilhão de dólares

Exportações de Rondonópolis atingem U$ 1.051,09 bilhão em quatro meses, com crescimento de 5,3% no ano. O montante mantém...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img