24.6 C
Rondonópolis
, 17 maio 2024
 
 

Campanha de vacinação antirrábica acontece neste sábado

- PUBLICIDADE -spot_img

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Dia D da campanha de vacinação antirrábica, em Rondonópolis, acontece hoje (11) em 75 pontos distribuídos por todas as regiões da cidade. O horário de atendimento definido para vacinação, que é gratuita, será das 7h30 às 16h30.
Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, a meta é imunizar na cidade uma média de 30 mil cães e gatos durante a campanha, sendo que o maior número de doses aplicadas está previsto para hoje, em torno de 25 mil.
Os moradores devem ficar atentos aos locais que serão ponto de vacinação, que foram distribuídos entre postos e unidades de saúde, escolas, igrejas e centros comunitários. Ao todo, serão 450 pessoas, entre médicos veterinários e outros profissionais da rede pública de saúde e voluntários, trabalhando durante o Dia D.
Conforme o gerente da Divisão de Vigilância Ambiental e Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde, o médico veterinário Kleysller Willon, a intenção da pasta é ultrapassar a meta estipulada pelo Ministério da Saúde. “A cobertura vacinal já foi feita na zona rural e em alguns bairros da cidade. Por isso, nossa expectativa é superar os 30 mil animais imunizados”, comenta.
O médico veterinário ainda alerta que cadelas e gatas prenhas ou que estejam amamentando, não podem ser vacinadas. Ele também destaca que animais a partir de três meses de idade e com bom estado de saúde devem tomar a vacina. Caso não sejam dóceis, os donos devem levá-los aos pontos de vacinação com a focinheira.
A raiva é causada por um vírus que é transmitido ao ser humano pela saliva do animal contaminado, por meio de mordidas ou lambidas em feridas abertas.
Quando cães e gatos estão infectados, apresentam mudança de comportamento, isolamento, melancolia, agressividade, além de extrema sensibilidade à luz. A morte dos animais acontece em até dez dias após a manifestação dos sintomas. Como atinge animais e pessoas, a raiva é considerada uma zoonose.

- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Sispmur alerta: “Fantasma do CRP” volta a rondar o Paço

A presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Rondonópolis (Sispmur), Geane Lina Teles, externou ontem sua preocupação com...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img