23.5 C
Rondonópolis
, 11 maio 2024
 
 

UPA passará a receber recursos para custeio

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Unidade foi habilitada junto ao Ministério da Saúde como Unidade de Pronto Atendimento (UPA) - Foto: Arquivo
Unidade foi habilitada junto ao Ministério da Saúde como Unidade de Pronto Atendimento (UPA) – Foto: Arquivo

O prédio da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), junto à Rua Rio Branco, em Rondonópolis, inaugurado no final de junho do ano passado, enfim, foi habilitado junto ao Ministério da Saúde. Esse processo vai permitir que a unidade em Rondonópolis receba recursos de custeio do Ministério da Saúde, além do Governo do Estado.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Izalba Albuquerque, atualmente,  o PA Adulto, que funciona no prédio, é mantido com recursos próprios da Prefeitura de Rondonópolis. Com a habilitação da UPA 24 horas, ela explica que o custeio é rateado entre o Ministério da Saúde (50%), Governo do Estado (25%) e Município (25%).
Izalba informa que a unidade já está habilitada junto ao sistema do Ministério da Saúde e que esse processo deve ser publicado no Diário Oficial da União nos próximos dias. Além do recebimento de recursos, ela explica que a habilitação atesta que a unidade local segue todos os protocolos, que os serviços ofertados estão dentro das normas exigidas pelo Ministério da Saúde.
A secretária informa que, desde janeiro deste ano, o Município vinha trabalhando na habilitação da unidade como UPA 24 Horas. Passada essa fase de habilitação, aponta que a UPA entrará em uma fase de qualificação, em que técnicos do Ministério da Saúde visitam a unidade para verificar o seu funcionamento. Com isso, o prédio receberá a fachada padrão da UPA, assim como em outras localidades no Brasil.
Com a habilitação, Izalba repassa que a unidade vai receber do Ministério da Saúde R$ 250 mil por mês, acrescidos de 30% pelo fato de estar na Amazônia Legal. Após a qualificação, essa quantia será dobrada. Com a economia de recursos municipais a serem empregados na unidade, a secretária espera atender outras demandas na área da saúde municipal.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Negociação de dívidas: REFIS tem início na próxima segunda-feira (13)

Começa na próxima segunda-feira, dia 13, e segue até 31 de maio, o Mutirão do Programa de Regularização Fiscal...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img