20 C
Rondonópolis
, 14 maio 2024
 
 

Encerramento de curso tem simulação de acidente

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Cena do “acidente” com chamas e vítimas ao solo - Foto: Patrícia Cacheffo
Cena do “acidente” com chamas e vítimas ao solo – Foto: Patrícia Cacheffo

Desde a última quinta-feira (10), profissionais que atuam em equipes de socorristas de Rondonópolis e cidades da região Sudeste, participam de um curso de atualização do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
São médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, bombeiros militares e civis, que atuam na linha de frente dos resgastes e precisam estar em constante capacitação.
Para o encerramento do curso, que aconteceu ontem (12), uma simulação de acidente foi realizada no Rondon Plaza Shopping, para que todos os protocolos que foram estudados fossem colocados em prática. Com a grande movimentação de caminhões, viaturas e profissionais, a presença dos curiosos foi inevitável, muitos até acreditando se tratar de um acidente de verdade.

Bombeiros simulam primeiro acesso ao local do sinistro - Foto: Patrícia Cacheffo
Bombeiros simulam primeiro acesso ao local do sinistro – Foto: Patrícia Cacheffo

“Nós fizemos um exercício simulado, onde existe o sinistro que é uma explosão de gás com incêndio, com múltiplas vítimas, em um local quente e fechado. O Corpo de Bombeiros é acionado, elimina as chamas, isola o local quente para que as vítimas possam ser acessadas, e então entra o Samu, que faz o resgate das vítimas, fazendo a triagem de acordo com a gravidade das lesões, que é o foco da capacitação de hoje”, explica o 2º tenente BM Roberto Coelho de Lima.
A simulação se deu desde o tempo de deslocamento dos Bombeiros e viaturas do Samu da base, até o tempo para chegada ao hospital. “Todos são profissionais com muito tempo de atuação, tem bastante bagagem. Na verdade trata-se só de uma atualização, um treinamento para estar sempre exercitando o que é necessário fazer em cada tipo de ocorrência. As nossas equipes estão sempre treinando para atender qualquer tipo de situação”, explicou Heusnam Lima Freitas, coordenador geral do Samu de Rondonópolis.

Equipe do Samu socorre vítima do “acidente” - Foto: Patrícia Cacheffo
Equipe do Samu socorre vítima do “acidente” – Foto: Patrícia Cacheffo
- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Antigo Seriema: Observatório Social aciona o MP

O Observatório Social de Rondonópolis (OSR) acionou o Ministério Público Estadual (MPE) para cobrar respostas da prefeitura sobre a...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img