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Duplicação da BR-364 até Cuiabá volta a engrenar

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Registro das obras de terraplenagem entre a Serra de São Vicente e Cuiabá, pela Sanches Tripoloni - Foto: A TRIBUNA
Registro das obras de terraplenagem entre a Serra de São Vicente e Cuiabá, pela Sanches Tripoloni – Foto: A TRIBUNA

Depois de um período sofrendo com problemas inerentes ao Governo Federal, as obras de duplicação da BR-163/364 entre Rondonópolis e Cuiabá voltam a animar os motoristas que transitam no trecho em função do bom ritmo dos trabalhos. Além disso, chamam a atenção as boas condições de trafegabilidade nas pistas existentes, sem buracos e com frequentes manutenções. A nova realidade é um alívio para motoristas que, até pouco tempo atrás, testemunhavam obras paradas em grande parte e enfrentavam pistas antigas em péssimo estado de conservação, mesmo com o pagamento de pedágio.
Importante destacar que os três lotes em que foi dividida a duplicação da BR-364 entre Rondonópolis e Cuiabá estão em obras na atualidade. Entre Rondonópolis e a cidade de Jaciara, os trabalhos são conduzidos pelo consórcio formado pelas empresas Enpa e  Metropolitana, que apresentam boa frente de serviços e dispõem de muitos maquinários no local. Elas estão com obras em vários estágios, desde terraplenagem, pavimentação e construção de ponte. No momento, a área de atuação se estende entre Rondonópolis e vai até adiante do distrito de Santa Elvira.

Foto: A TRIBUNA
Foto: A TRIBUNA

Outra surpresa positiva é a retomada dos serviços de duplicação no trecho entre a Serra de São Vicente e Cuiabá, agora a cargo das construtoras Sanches Tripoloni e Equipav. Após a Serra, uma boa frente de trabalho já pode ser verificada, por enquanto apenas em serviços de terraplenagem da nova pista. Vale informar que a Sanches Tripoloni é a construtora que ficou conhecida por imprimir um bom ritmo de trabalho de duplicação da rodovia no trecho entre Jaciara e o começo da Serra de São Vicente.

Por sua vez, no trecho intermediário, entre Jaciara e Serra de São Vicente, pode-se dizer que os trabalhos de pavimentação da pista nova e de recuperação da pista antiga estão na reta final. Atualmente, existem mais de 50 quilômetros de pistas duplicadas e liberadas para tráfego entre Jaciara e Serra. Os cerca de 20 quilômetros restantes, que envolvem serviços próximos ao conhecido Colégio de São Vicente (IFMT), estão bem adiantados. Equipes também começaram a trabalhar na construção de um viaduto na chegada de Jaciara.

Serviço de pavimentação da segunda pista no trecho entre Rondonópolis e Jaciara, próximo a Santa Elvira - Foto: A TRIBUNA
Serviço de pavimentação da segunda pista no trecho entre Rondonópolis e Jaciara, próximo a Santa Elvira – Foto: A TRIBUNA

ENTREGAS – O superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em Mato Grosso, Orlando Fanaia, avalia ao Jornal A TRIBUNA que a previsão é concluir e entregar, por completo, a duplicação da BR-364 entre Jaciara e Serra de São Vicente até o primeiro semestre de 2018. Ele faz essa projeção, apesar do estágio adiantado da obra de duplicação de pista, considerando a necessidade da construção do contorno rodoviário de Jaciara, o qual necessitará de desapropriações.
Conforme Orlando Fanaia, o trecho entre Rondonópolis e a cidade de Jaciara tem sua previsão de conclusão geral da duplicação no primeiro semestre de 2019, considerando ainda a necessidade de construção de contornos rodoviários em Juscimeira e São Pedro da Cipa e muitas intervenções de engenharia. No caso do trecho entre a Serra de São Vicente e Cuiabá, ele também projeta a conclusão e entrega das obras para o primeiro semestre de 2019. Apesar de estar na fase inicial, explica que se trata de um trecho mais plano, menos ondulado e com menos intervenções de engenharia.
A estimativa é que, atualmente, quase 50% do trecho entre Rondonópolis e Cuiabá esteja com pistas duplicadas e liberadas para tráfego, que, somado com o estado da rodovia, tem proporcionado uma viagem mais rápida e tranquila aos motoristas entre os dois principais centros comerciais do Estado.

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