24.6 C
Rondonópolis
, 17 maio 2024
 
 

Atividade econômica se manteve estável em 2016

- PUBLICIDADE -spot_img

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Chama a atenção a arrecadação do ICMS em 2016 em Rondonópolis, que obteve crescimento real anual de 22,8%
Chama a atenção a arrecadação do ICMS em 2016 em Rondonópolis, que obteve crescimento real anual de 22,8%

A atividade econômica do município de Rondonópolis, calculada através do Índice de Atividade Econômica de Rondonópolis (IAEroo), manteve-se estável no ano de 2016, com uma evolução de 0,40% em comparação ao ano anterior. O resultado em questão foi obtido pelo Grupo de Estudos em Economia Aplicada da UFMT em Rondonópolis, coordenado pelo professor doutor Luís Otávio Bau Macedo.
Apesar de o resultado ser considerado positivo, em face ao frágil desempenho da economia nacional (queda de 3,6% do Produto Interno Bruto), Luís Otávio analisa que os dados apontam que a economia municipal não alcançou uma trajetória de crescimento sólido. O cálculo do Índice de Atividade Econômica de Rondonópolis é elaborado a partir da compilação da evolução de 22 variáveis do município. Uma das variáveis que apresentou maior desempenho no ano passado, segundo o estudo, foi a arrecadação do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), que obteve crescimento real anual de 22,8%.
Luís Otávio repassa que observou-se que o crescimento econômico municipal foi distinto ao longo dos dois semestres de 2016, tendo sido verificado maior desaquecimento da atividade ao longo do segundo semestre do ano. Identificou-se que essa conjuntura desfavorável nos seis últimos meses foi impulsionada pela queda da atividade comercial e industrial na cidade, registrada pela queda do consumo de energia elétrica industrial e comercial, com decréscimos de 6,99% e 6,73%, respectivamente.
O índice também constatou uma queda de 3,94% nos registros inclusos do Credconsuit (sistema de crédito) no último trimestre de 2016, em comparação com o mesmo período de 2015, o que evidencia o desaquecimento das vendas do comércio local ao final do ano. Na mesma direção, mensurou a retração de 22,95% e 21,86% no volume de passageiros embarcados e desembarcados no aeroporto local, nessa ordem. Em relação ao mercado de trabalho, constatou-se que, ao longo do ano, manteve-se a trajetória de saldo líquido negativo, com demissões superiores a contratações em 31 postos de trabalho.
Em resumo, Luís Otávio diz que a análise dos dados indica que a atividade econômica municipal apresentou uma tendência de crescimento no primeiro semestre do ano e de queda no segundo, o que se justifica pela retração da atividade comercial e industrial, fatores calcados pela incerteza da instabilidade macroeconômica do País. “Contudo, pode ser inferida perspectiva mais otimista para o corrente ano, em virtude das perspectivas de retomada gradual da economia brasileira e da elevada safra mato-grossense a ser realizada em 2017. Ambas as tendências devem atuar sobre a geração da renda local e na aceleração das atividades agroindustriais e do comércio local”, analisou para o Jornal A TRIBUNA.

- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Sispmur alerta: “Fantasma do CRP” volta a rondar o Paço

A presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Rondonópolis (Sispmur), Geane Lina Teles, externou ontem sua preocupação com...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img