28.3 C
Rondonópolis
, 29 maio 2024
 
 

Após fim da ocupação, aulas no IFMT reiniciam nesta quarta-feira

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Uma das assembleias realizadas pelos estudantes que resultou na aprovação da desocupação do prédio do IFMT
Uma das assembleias realizadas pelos estudantes que resultou na aprovação da desocupação do prédio do IFMT

As aulas no campus local do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), localizado na Vila Mineira, serão retomadas na próxima quarta-feira (16/11). Isso será possível após a desocupação do prédio pelos estudantes, ocorrida na noite da quinta-feira passada. A ocupação era feita em protesto a PEC 55 (antiga PEC 241), que congela os investimentos na educação por 20 anos, e a proposta de reforma no Ensino Médio.
Os estudantes que ocupavam o prédio concordaram em sair do local após a realização de duas assembleias, sendo uma com os demais alunos do Ensino Médio, na parte da manhã, e outra com os demais alunos do ensino superior, na parte da noite. O protesto era feito por um grupo de estudantes do próprio IFMT, que se revezava dia e noite na ocupação. Apesar do fim da ocupação, atestam que o movimento vai continuar com outras ações e mobilização.
Ao todo, o prédio do IFMT ficou ocupado por quase três semanas, representando a perda de 15 dias letivos. O IFMT conta com aproximadamente 700 alunos. Agora o Departamento de Ensino do IFMT está estudando um novo calendário letivo para reposição das aulas perdidas. Assim, o ano letivo de 2016, que já estava comprometido por causa de greve anterior, deverá ser prolongado em mais 15 dias, devendo ser encerrado apenas em março de 2017.
Ultimamente um grupo de pais de alunos do IFMT vinha se colocando contra a ocupação em função dos prejuízos causados com a paralisação nas aulas, acionando inclusive o Ministério Público Federal. Diante da situação, a informação é que o MPF se colocou à disposição para intermediar uma reunião entre os manifestantes e senadores da região para discutir as reivindicações.
A ocupação do IFMT foi inspirada em um movimento nacional de estudantes que já provocou ocupações de escolas e universidades em vários estados brasileiros. Em Rondonópolis, o ato começou no dia 21 de outubro deste ano, sendo suspendido apenas por ocasião do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mas, mesmo assim, provocou a não aplicação da prova para mais de 620 alunos da cidade.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Feiras livres: Legislação muda e distribuição de propaganda está liberada na campanha

O rondonopolitano já sabe que as tradicionais feiras livres da cidade viraram ponto de encontro certo de candidatos, especialmente,...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img