20.5 C
Rondonópolis
, 30 maio 2024
 
 

Ocupação da escola Ramiro por estudantes completa um mês

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Ramiro Bernado - 07-06-16 (4)

A ocupação da Escola Estadual Ramiro Bernardo da Silva, em Rondonópolis, completou ontem (6) um mês, sem previsão de saída dos estudantes da unidade escolar. A unidade foi ocupada por alunos secundaristas, contra um projeto do Governo do Estado que prevê parcerias com a iniciativa privada para construção, reforma e gestão de mais de 70 escolas em Mato Grosso.
Outra pauta de reivindicação dos estudantes secundaristas acampados na Escola Ramiro é a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar o desvio de R$ 56 milhões da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). A ocupação na Escola Ramiro tem também apoio da Associação Mato-grossense dos Estudantes (AME) e faz parte do movimento nacional “Primavera Secundarista”. Em Mato Grosso, 26 escolas estão ocupadas desde o início da greve dos profissionais da educação.
Durante os 30 dias de ocupação, os estudantes se revezaram para dormir na unidade, cuidando para que ela não ficasse sozinha em nenhum momento, e diversas atividades culturais e esportivas foram realizadas ao longo dos dias, com a participação de estudantes da própria escola e de outras unidades, já que a rede estadual de ensino está em greve.
Atualmente, aproximadamente 30 alunos participam da ocupação. “Nós acreditamos que é possível lutar pela melhoria do ensino público do estado de Mato Grosso. Por isso, ocupamos e estamos resistindo. Não é fácil, mas continuamos aqui por uma escola gratuita e com qualidade”, afirma Amanda de Oliveira, de 18 anos, aluna da Escola Estadual Elizabeth de Freitas Magalhães.
Na visão da estudante, o saldo de um mês de ocupação é positivo, pois mostra que os estudantes estão a par dos acontecimentos que envolvem o ensino público, demonstra a força dos jovens, reforça a luta dos professores que estão em greve e comprova o quanto os estudantes lutam pelos seus ideais. “Muita gente achou que o nosso movimento duraria somente uma semana. Mas não, estamos aqui há 30 dias e vamos permanecer até o tempo que for necessário”, comentou.

Ocupação da Escola Estadual Ramiro Bernardo da Silva, em Rondonópolis, completou ontem um mês, sem previsão de saída dos estudantes da unidade escolar - Foto: Arquivo
Ocupação da Escola Estadual Ramiro Bernardo da Silva, em Rondonópolis, completou ontem um mês, sem previsão de saída dos estudantes da unidade escolar – Foto: Arquivo

Para os próximos dias, os estudantes estão organizando outras ações. De acordo com Eduardo dos Santos, aluno da Escola Estadual Adolfo Augusto de Moraes, eles pretendem realizar o Festival de Bandas Secundaristas e aulas para os alunos que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
No início desta semana, a Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) apresentou uma proposta para a desocupação das escolas da rede estadual. Um ofício contendo os compromissos a serem assumidos pelo governo foi encaminhado ao presidente da Associação Mato-grossense dos Estudantes Secundaristas (AME). A proposta firma o compromisso de não envolver as atividades pedagógicas no projeto de PPP. Contudo, os estudantes permanecem nas ocupações, inclusive em apoio aos servidores da educação que também estão em greve.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Segurança: PM deflagra a operação “Corpus Christi” em Rondonópolis

O 5º Batalhão da Polícia Militar de Rondonópolis deu início à Operação Corpus Christi na noite desta terça-feira (28)....
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img