36.2 C
Rondonópolis
, 15 junho 2024
 
 

Encontro estadual fortalece parceria entre polícia e comunidade

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Foto: Patrícia Cacheffo/A TRIBUNA
Foto: Patrícia Cacheffo/A TRIBUNA

O 2° Encontro Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs) realizado ontem (28) em Rondonópolis, reuniu políticos locais, lideranças comunitárias, representantes da sociedade e dos Consegs de diversas cidades de Mato Grosso. O evento serviu para fortalecer a parceria entre polícia e comunidade, além de tratar das reivindicações das regiões às autoridades da Segurança Pública em âmbito Estadual. Como representantes da segurança, estavam apenas comandantes e responsáveis por setores ligados ao tema em âmbito local e regional.
Como o jornal A TRIBUNA antecipou em sua edição de ontem, o governador Pedro Taques não compareceu ao evento. Também não houve a participação do secretário de Estado de Segurança Pública, Rogers Jarbas, que inclusive não enviou nenhum representante da pasta.
Dentre os debates, as solicitações, sugestões, elogios e críticas dos conselheiros, foram apresentadas as características de cada região, cada qual com as suas particularidades. É o caso de Comodoro, cidade localizada na região Sudoeste de Mato Grosso e que tem aproximadamente 22 mil habitantes. “Por ser uma cidade próxima à fronteira, a gente enfrenta muitos problemas com tráfico de drogas e furtos para o consumo da mesma. Na questão policial, os policiais estão bem organizados e fazendo um bom trabalho, mas nós precisamos pelo menos de uma viatura nova”, contou Hayume Camilly, do Conseg de Comodoro.
Os problemas das cidades pequenas e grandes se encontram quando o assunto são roubos e furtos. Em Cuiabá, a conselheira da região do Bosque da Saúde, também relatou que os casos de furtos à pessoas, ao comércio e de veículos têm preocupado muito. “A segurança tem que ir se adequando conforme a necessidade, uma hora você atende aqui e a delinquência atua em outro lado. Você vai para o outro lado e eles vão migrando, é preciso planejamento pra poder atender e ir sanando as dificuldades e ocorrências que vão acontecendo”, lembrou Sandra Gasparetto, integrante de um dos Consegs da Capital. Todas as propostas debatidas entre os conselheiros e autoridades serão levadas à Sesp-MT e também à gestão atual de Mato Grosso.

Representantes da sociedade e dos Consegs de diversas cidades de Mato Grosso estiveram reunidos em Rondonópolis - Foto: Patrícia Cacheffo/A TRIBUNA
Representantes da sociedade e dos Consegs de diversas cidades de Mato Grosso estiveram reunidos em Rondonópolis – Foto: Patrícia Cacheffo/A TRIBUNA

CONSEG
O Conselho Comunitário de Segurança é uma entidade de apoio às polícias estaduais. Em outras palavras, são grupos de pessoas de uma mesma comunidade que se reúnem para discutir, planejar, analisar e acompanhar as soluções de seus problemas, o qual se refletem na Segurança Pública.
São meios de estreitar a relação entre comunidade e polícia, e fazer com que estas cooperem entre si. Sua legitimidade tem sido reconhecida pelas várias esferas de Governo e por institutos independentes, o que permite afirmar que os Consegs representam hoje, a mais ampla, sólida, duradoura e bem sucedida iniciativa de Polícia orientada para a comunidade em curso no Brasil. Rondonópolis conta hoje com quatro Consegs, sendo o da Vila Operária, Grande Aurora, Central e Região Salmen.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Estacionamento na Estudantes: Após reportagens do A TRIBUNA, Acir marca reunião com a Setrat

Após reportagens do A TRIBUNA, com a demanda apresentada por empresários e defendida pelo vereador Adonias Fernandes (MDB), a...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img