17.6 C
Rondonópolis
, 16 junho 2024
 
 

Dia Mundial de Luta Contra a Aids é lembrado em Rondonópolis

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Participantes do Pit Stop ontem no centro da cidade
Participantes do Pit Stop ontem no centro da cidade

Representantes da Amparo à Vida – Associação do Movimento de Pessoas Vivendo com DST/Aids – oferecem hoje um café da manhã para os pacientes portadores da doença, no salão de reunião da Amparo à Vida, na Rua 13 de Maio, bairro La Salle. Porém, as atividades de conscientização começaram ontem, no centro da cidade, com um pit stop na avenida Amazonas, na frente da Praça Brasil.
A programação é em decorrência do Dia Mundial de Luta Contra a AIDS – 1º de dezembro. A informação foi repassada pela psicóloga e coordenadora das atividades, Mariúva Valentin Chaves.
“Além destas duas atividades, ainda realizaremos palestras nas escolas, principalmente para os adolescentes, mostrando a importância do uso do preservativo, uma vez que neste grupo tem aumentado o número de contaminados pelo vírus HIV. Até 2014, foram notificados em Rondonópolis uma média 60 a 80 novos casos de AIDS anualmente”, disse a psicóloga.
Mariúva Valentin lembra que, de acordo com o relatório do Programa das Nações Unidas para HIV e Aids, divulgado recentemente, o Brasil tem caminhado na contramão global, já que a taxa de novas infecções no País cresceu 11%, enquanto que a média global teve queda de 13% nos últimos anos.
No Brasil, desde 2000 até junho de 2014, foram notificadas 84.558 gestantes infectadas com o HIV, a maioria delas residente na região Sudeste (41,1%), seguida pelas regiões Sul (31,1%), Nordeste (15,4%), Norte (6,6%) e Centro-Oeste (5,8%).
Segundo Mariúva, o avanço da doença continua sendo uma preocupação em âmbito local, pois Rondonópolis aparece entre os 100 municípios brasileiros com maior taxa de incidência de AIDS, sendo 34,6 novos casos por 100 mil habitantes. O Brasil e Mato Grosso, por sua vez, apresentam, respectivamente, 20,2 e 19,4 novos casos por 100 mil habitantes.
Por ocasião do Dia Mundial de Luta Contra a Aids (1º de dezembro), a Secretaria Municipal de Saúde vem desenvolvendo uma série de ações de alerta à população.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Pesquisa aponta pulverização no mercado de influenciadores digitais

Dados preliminares de uma pesquisa apresentada durante o Festival 3i, no Rio de Janeiro, revelam que o mercado de...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img