17 C
Rondonópolis
, 21 maio 2024
 
 

Lixo e entulho são retirados do Arareau

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Lixos e entulhos recolhidos pelos voluntários foram levados ao lixão da Mata Grande - 07-11-15

Como na primeira etapa, em julho deste ano, os trabalhos de limpeza foram executados em nove trechos
Como na primeira etapa, em julho deste ano, os trabalhos de limpeza foram executados em nove trechos

O mutirão de limpeza do Ribeirão Arareau, chamado de projeto “O Rio é Nosso”, reuniu na manhã de ontem (7) mais de 30 entidades e uma média de 400 voluntários para a retirada de toneladas de lixo do córrego. O número oficial do volume de lixo e entulho retirados deve ser divulgado nesta segunda-feira (9). Os trabalhos de limpeza foram executados em nove trechos, nos bairros Jardim Santa Laura, Vila Cardoso, Vila Poroxo, Jardim Iguaçu, Lucia Maggi, Jardim Brasília, Jardim Oliveira e Jardim Primavera. Em julho deste ano, a 1ª etapa do projeto, que atingiu o trecho da ponte da Rua José Barriga até o encontro do Arareau com o Rio Vermelho, na região do Cais, retirou 300 toneladas de lixo.
Equipes compostas por voluntários eram coordenadas por um líder, que orientava sobre os pontos e locais de acúmulo de lixo, que foi recolhido e colocado em sacos plásticos. Alguns foram colocados diretos em caçambas, e os que estavam em local com maior dificuldade de locomoção, foram levados em pequenos barcos por pescadores voluntários. Depois, tudo foi encaminhado ao lixão da Mata Grande.

Os intercambistas Gilberto, Lee, Scarllet e Peter, juntos ao Oficial de Intercâmbios Vicente Dalberto
Os intercambistas Gilberto, Lee, Scarllet e Peter, juntos ao Oficial de Intercâmbios Vicente Dalberto

Idealizado pelo Juizado Volante Ambiental (Juvam) de Rondonópolis, o projeto tem como objetivo a revitalização do Ribeirão Arareau. Entre os participantes voluntários estavam integrantes de clubes do município, como o Lions Clube e também do Rotary Clube este, inclusive, levou para participar do projeto quatro intercambistas que estão em Rondonópolis e são de países como a Alemanha, Estados Unidos e México.
Eles tiveram a oportunidade de conhecer de perto a realidade do rio que corta Rondonópolis e que sofre com o crescimento desordenado, assoreamento, lançamento de esgoto e principalmente, com lixo e entulhos que são levados pela água da chuva ou despejados diretamente no rio.
Entre o que foi retirado do córrego estão monitores, televisores, geladeiras, sofás e muitos pneus. O Juvam pretende agora dar continuidade ao projeto com a revitalização e também trabalhos de conscientização junto à sociedade.
O evento contou com o apoio da Polícia Militar, Ambiental e Civil, que garantiram a ordem e a segurança dos voluntários. “O Rio é Nosso”, uma iniciativa do Juvam, é fruto de uma grande parceria entre o Ministério Público Estadual, Semma Municipal, Sema Estadual, Ibama, Exército Brasileiro, Corpo de Bombeiros Militar, Bombeiro Civil, Prefeitura de Rondonópolis, Lions Clube, Rotary Clube, diversas entidades, organizações não governamentais, empresas e universidades.

mutirao arareau AB

Voluntários recolheram lixo e entulhos que estavam às margens do córrego - Foto: Patrícia Cacheffo
Voluntários recolheram lixo e entulhos que estavam às margens do córrego – Foto: Patrícia Cacheffo
Alguns dos integrantes do Rotary Clube que participaram da ação “O Rio é nosso”
Alguns dos integrantes do Rotary Clube que participaram da ação “O Rio é nosso”
- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

“Marinho Franco”: Aeroporto tem maior crescimento de passageiros em Mato Grosso em 2023

Dados do boletim do turismo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), divulgado na última semana, mostram que...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img