25.8 C
Rondonópolis
 
 

Grevistas expõem situação caótica no INSS

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Servidores em greve se reuniram com o senador José Medeiros e o vereador Reginaldo Santos, na sede da agência local
Servidores em greve se reuniram com o senador José Medeiros e o vereador Reginaldo Santos, na sede da agência local

Servidores locais do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que aderiram à greve nacional desde o dia 7 de julho deste ano, mostram uma situação de caos na agência de Rondonópolis. Número reduzido de servidores e de médicos peritos, fila de pessoas à espera de perícia médica gigantesca, mobiliário defasado e falta de estrutura física. Esses são alguns dos problemas expostos pelos servidores em reunião nesta sexta-feira (24/07) com o senador José Medeiros e o vereador Reginaldo Santos, na sede da agência local.
Os servidores grevistas repassaram que a Agência do INSS de Rondonópolis está com apenas 1 médico perito e com uma fila que chega a cerca de 3 mil pessoas esperando em casa a realização da perícia médica. Uma das grandes cobranças dos servidores é pelo aumento do efetivo da agência, que hoje conta com um número deficitário de servidores diante de uma média de atendimento de 400 pessoas por dia. A agência de Rondonópolis é diferenciada, segundo exposto, não sendo apenas um posto de atendimento, dispondo de serviços de perícia médica, assistência social e reabilitação.
Reginaldo Santos lembrou à reportagem que, em abril deste ano, tinha feito o pedido ao senador Medeiros de uma audiência com a presidente do INSS, Elisete Berchiol, sendo concretizada na sequência. Ressalta que terminaram por solicitar na ocasião aumento do quadro de peritos, de servidores administrativos, melhora do mobiliário, reforma do prédio atual e construção de nova sede local. Em resposta, foi informado do envio de mobiliário para a unidade, da reforma prevista no prédio atual e dos esforços em prol da construção da nova sede. Foi repassado ainda que o número de servidores locais seria suficiente.
Na nova visita à Agência do INSS, o vereador afirma que constatou que existe uma divergência muito grande entre o que a presidente da autarquia repassou e o que existe de fato. Ele analisa que a estrutura da agência na cidade, em comparação com a década de 90, é praticamente a mesma, sendo que a população local quase dobrou nesse período. Na verdade, observa que o número de peritos diminuiu. Vale ressaltar que a Agência do INSS atende municípios de toda a região.

Falta de estrutura da agência do INSS em Rondonópolis, seja física ou em recursos humanos, é patente
Falta de estrutura da agência do INSS em Rondonópolis, seja física ou em recursos humanos, é patente

Durante esse período de greve, a Agência em Rondonópolis está fechada, sem nenhum atendimento. Segundo último balanço, 34 agências aderiram à greve em Mato Grosso. No entanto, conforme exposto, mesmo se não tivesse em greve, o atendimento aos cidadãos também estaria prejudicado, devido à falta de estrutura.
O senador Medeiros assumiu o compromisso perante os servidores locais grevistas de levar a discussão acerca da falta de estrutura no INSS para dentro do Senado, objetivando buscar uma solução. Para isso, deve receber um novo relatório das principais dificuldades enfrentadas pelos servidores.
A orientação do INSS aos segurados que tem atendimentos agendados é que as datas serão remarcadas pelas próprias agências. Dúvidas podem ser esclarecidas pela central do telefone 135.

REIVINDICAÇÕES NACIONAIS

Fazendo parte da pauta nacional de reivindicações, os trabalhadores repassam a incorporação da Gratificação de Desempenho, a GDASS; redução da carga horária; realização de concursos públicos; ajustes no Plano de Carreira, além de pontos mais específicos relacionados com o funcionamento das Agências da Previdência Social.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Plano diretor: Justiça determina atualização em cidade de MT; em Roo projetos empacam na Câmara

Com a atualização do plano diretor atrasada há oito anos, a Justiça determinou que o município de Pontes e...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img