30.7 C
Rondonópolis
 
 

O agricultor

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Trabalha muito, levanta cedo, com chuva ou frio, não tem sábado ou domingo… Depende do clima, das flutuações dos valores recebidos, tem dificuldade de acesso a crédito e seguro e, às vezes, ainda é taxado de destruidor da natureza. Tão velha como a humanidade dita organizada, a profissão de agricultor é peça vital em qualquer engrenagem de desenvolvimento, abastecimento e na solução do mais severo problema da humanidade, a fome. Ainda que o desenvolvimento mundial crie, com o advento de novas tecnologias, novas profissões, o agricultor é imprescindível.
O maior transferidor de renda do país, que alavanca desde o império a construção desta nação, de vez em quando, não tem renda suficiente para pagar suas dívidas junto às instituições financeiras. No Brasil, ser agricultor é ser semeador de riqueza, de fartura, de alimento, de matéria prima para os outros segmentos da economia, mas acima de tudo ser abnegado, ser generosidade coberta por sacrifícios.
A agricultura é um segmento que representa um percentual importante da economia, movimenta bilhões de reais e sustenta a balança comercial brasileira. Pra se ter uma ideia da força desta profissão, que investe cada vez mais e gera empregos no campo, os grandes agricultores do Brasil devem colher mais uma safra recorde de grãos em 2015, chegando a 226 mil toneladas.
Só em Mato Grosso, responsável por aproximadamente 30% de toda soja produzida no país, a colheita gerou quase 28 milhões de toneladas. E o que dizer então dos pequenos produtores? A maior parte dos alimentos colhidos e distribuídos no mundo é produzida por mais de 2,5 bilhões de pequenos produtores, pastores e pescadores artesanais no mundo, eles são responsáveis por 80% de toda a comida consumida.
Embora muitas vezes sejam ignorados pelos políticos e governantes, são peça fundamental para a alimentação diária de qualquer pessoa. Reconhece-se a importância desse profissional e se reafirma a admiração e o respeito para com essas pessoas, quer pequenos, médios ou grandes, levam alimento e desenvolvimento para toda a humanidade com o suor de muito trabalho.
Parabéns para aqueles que veem em uma safra o sustento ser levado por uma estiagem, em outra ser levado por excesso de chuva, e na próxima estão firme e forte semeando a terra com a esperança de dias melhores.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Onda de calor se estende até sábado e deve atingir Rondonópolis e mais 44 municípios de MT

A Defesa Civil de Mato Grosso alerta que a onda de calor que atinge o Estado desde o último...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img