26.8 C
Rondonópolis
, 15 maio 2024
 
 

Proposta de uma grande feira de ciências integrada avança

- PUBLICIDADE -spot_img

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Cidade pode ter uma Feira de Ciências e Tecnologia envolvendo todas as instituições de ensino
Cidade pode ter uma Feira de Ciências e Tecnologia envolvendo todas as instituições de ensino

Diretores de escolas, representantes de faculdades e instituições de ensino se reuniram no final da tarde de anteontem (4) para discutir, durante o Chá Tecnológico, a agenda de trabalho para incentivar projetos e estudos voltados às ciências, tecnologia e inovação em Rondonópolis.
A proposta é que a cidade tenha em 2015 uma Feira Municipal de Ciências com apresentação de trabalhos vencedores das Feiras de Ciências das escolas. Duas datas para a realização do evento foram propostas, o mês de outubro, em que ocorre a Semana Nacional de Ciências e Tecnologia e dezembro, no aniversário da cidade.
O planejamento das ações e intenções de trabalho para alavancar o setor foi apresentado pelo Comitê Municipal de Ciências, Tecnologia e Inovação. Além da feira, estão na agenda a criação de um planetário, de um centro de inteligência e de um parque tecnológico.
Estiveram presentes no chá, o vice-prefeito José Rogério Salles, a secretária de Educação do Município Ana Carla Muniz, a gerente do Gabinete de Desenvolvimento Econômico Stefânia Pasqualotto, o presidente do Comitê Municipal do setor, professor Wanderlan Barreto Rosa e demais membros do comitê.
Na oportunidade, foi formada uma equipe de trabalho para atuar juntamente com o Comitê na execução do plano de ação.
Para Wanderlan Barreto, as ações propostas são audaciosas e os projetos grandiosos para uma cidade que possui um potencial enorme que não é explorado. “Precisamos trabalhar para que as potencialidades sejam despertadas e alavancadas, temos muitas coisas nas empresas que não aparecem na sociedade”. Para ele, o conhecimento que não é disponibilizado para a sociedade não gera nada, não gera emprego nem oportunidades. A iniciativa deste setor é voltada para a melhoria da qualidade de vida da população e do status social.
Ana Carla aprovou a proposta de uma grande Feira de Ciências Integrada, lembrando que hoje as feiras acontecem de forma isolada e aprovou a construção de um planetário. “Acredito no potencial das redes de ensino e com a Feira Integrada teremos uma grande ação. Trabalharemos para incentivar os projetos nas escolas”, afirmou.
Stefânia destacou que a meta é que escolas e empresas apresentem suas propostas e projetos no evento. “Fico feliz que as instituições tenham recebido tão bem o chamado para uma discussão para cultivar inovação e empreendedorismo com os alunos nas escolas”.
Para o vice-prefeito, as discussões iniciadas anteontem foram elevadas a outro patamar e ganham uma abrangência maior a partir do encontro, porque as ações passam a ser discutidas em outros grupos. “Quantas ideias têm para serem expressadas, quantos projetos a serem apresentados. Agora estes alunos terão o incentivo e o espaço e terão a certeza que podem fazer e que há espaços para projetos e invenções”. Ele destacou o exemplo da cidade de São Carlos (SP) como o município que é conhecido pelo maior número de doutores no País e destacou que esta deve ser uma meta, formar pesquisadores e cientistas.

- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img
« Artigo anterior
Próximo artigo »

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Governo federal anuncia Pix de R$ 5,1 mil para famílias do RS

As famílias que perderam móveis, eletrodomésticos e outros objetos com as enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img