36.2 C
Rondonópolis
, 23 maio 2024
 
 

Parcerias objetivam o reflorestamento da cidade

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Plantio de árvores: Semma firma parcerias para dar mais vida à cidade
Plantio de árvores: Semma firma parcerias para dar mais vida à cidade

Aproveitando o período chuvoso, que permite a fixação das raízes e o desenvolvimento das árvores, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) firmou várias parcerias e começou o plantio de milhares de mudas. O primeiro ato conjunto iniciou semana passada, no Dom Osório junto com alunos do curso de Técnico em Meio Ambiente do Senai. O secretário da Semma, Lindomar Alves, já anunciou que existem confirmadas para novembro e dezembro outras ações que envolverão clubes de serviço e a iniciativa privada.
No Dom Osório, a Semma realizou todo o projeto de plantio das espécies cultivadas no viveiro municipal. “Não adianta simplesmente reflorestar por reflorestar, há de se ter um cuidado não só com as condições da região bem com os objetivos da ação. No Dom Osório, por exemplo, escolhemos fazer o plantio em uma área verde, dentro do bairro, que já está toda calçada nas imediações. Faremos o plantio da espécie ‘ingazão’ nos arredores, respeitando um recuo de 3 metros, e isto vai proporcionar um trajeto longo de sombra. Certamente que este cenário vai atrair as pessoas para caminhadas, sem contar que o ingá dá frutos que alimentam pássaros e até o ser humano”, analisou.
Os alunos do Senai vão plantar no total cerca de mil mudas no Dom Osório, o que engloba não só o ingazão, como mudas de ipê, baru, angico, aroeira e outras espécies nativas, mas também outras 1.500 mudas às margens do córrego do Poço, na entrada no bairro Padre Lothar.
Lindomar comenta que a parceria não se restringe apenas em colocar a muda nas covas, mas no manejo. “Cuidar do meio ambiente, na verdade, não é um papel apenas do poder público, mas de todo cidadão. Estes futuros técnicos também ficarão incumbidos de realizar o manejo destas árvores. Dentro em breve, a vegetação crescerá em torno destas árvores e será necessária a limpeza e isto eles farão”, explica.
Em relação a quantidade de mudas que serão plantadas com outros parceiros, Lindomar adianta que serão feitas reuniões para definir o planejamento dos trabalhos. “Até o momento já temos um acordo com o Rotary e com uma rede de lojas. Para estas parcerias estamos organizando um passeio ciclístico junto com o plantio das árvores para atrair mais público, como também o lançamento de um programa de proteção das nascentes”.
O professor do Senai, Deleon Silva Leandro, comemorou a parceria e estima que por meio deste tipo de ação é possível dar uma nova cara para a cidade. “Sem dúvida essas ações auxiliam na formação técnica dos nossos alunos, além disso é uma maneira de recuperar áreas urbanas e dar mais qualidade de vida à população”, disse o professor.

- PUBLICIDADE -spot_img
  1. O SECRETARIO TEM QUE INCENTIVAR O PLANTIO DE ARVORES, POREM TEM QUE VER COMO PLANTAR E ONDE PLANTAR. FAZER FISCALIZAÇÃO RIGOROSA NAS ARÉAS DE MATOS QUE ESTAÕ POR TODOS LADOS DA CIDADE. TEM UMA QUADRA NO JARDIM TROPICAL QUE MAIS SE PARECE O HORTO FLORESTAL. QUE A MESMA FOI DENUCIADA O SECRETARIO SE QUE FEZ VISTORIA NO LOCAL.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Valores questionados: Faixas elevadas: Observatório Social vai ao Ministério Público

O Observatório Social de Rondonópolis (OSR) pediu ao Ministério Público do Estado (MPE) que apure a licitação que contratou...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img