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, 17 maio 2024
 
 

Consórcio liberou nova pista na BR-364

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Imagem mostra as duas pistas da BR-364, logo após o posto da PRF, liberadas para o tráfego de veículos
Imagem mostra as duas pistas da BR-364, logo após o posto da PRF, liberadas para o tráfego de veículos

O consórcio de empresas formado pela Enpa, Mendes Júnior e Contecnica entregou, nesta quinta-feira (02/10), às 16h, o primeiro trecho da nova pista das obras de duplicação da BR-364/163 entre Rondonópolis e Jaciara. São 12 quilômetros de pista nova, entre o posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a região conhecida como Farinha de Osso, não até a Cabeceira do Almoço como tinha sido informado anteriormente. A meta desse consórcio é entregar até o fim deste ano 25 quilômetros de pista nova no projeto de duplicação da rodovia.
A pista nova foi liberada para o tráfego ontem e, até a próxima segunda-feira (06/10), tanto a pista antiga quanto a pista nova vão estar liberadas para o tráfego. Na segunda, a pista antiga será fechada para a realização das obras de reconstrução e, enquanto isso, o tráfego estará concentrado apenas na nova pista. A solenidade de entrega desse trecho da obra contou com a presença da diretoria do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes em Mato Grosso (DNIT-MT), de representantes do consórcio, de membros do Comitê Pró-Rodovias, de empresários, do vereador Mazette e da imprensa.

Imagem mostra o momento da liberação do tráfego na nova pista da BR-364, logo após o posto da PRF
Imagem mostra o momento da liberação do tráfego na nova pista da BR-364, logo após o posto da PRF

O superintendente regional do DNIT em Mato Grosso, Luiz Antônio Garcia, enfatizou que o cronograma de execução das obras pelo consórcio entre Rondonópolis e Jaciara não está atrasado, havendo o prazo contratual para conclusão até dezembro de 2016. Em relação à diferença de ritmo com as obras entre Rondonópolis e o terminal ferroviário, justificou que este é um trecho mais plano, enquanto que entre Rondonópolis e Jaciara é mais ondulado, exigindo uma movimentação de terra maior e mais trabalhosa.
Luiz Antônio ressaltou ainda que o DNIT vem fazendo a devida fiscalização das obras nos três lotes da duplicação da BR-364 entre Rondonópolis e Cuiabá. Ele também destacou a importância da entrega do primeiro trecho de pista nova nesse projeto de duplicação. “Esse é o primeiro passo de muitos que daremos para a efetivação da duplicação da BR-364, que é a espinha dorsal de Mato Grosso”, externou Luiz Antônio, enfatizando que 70% da produção estadual é escoada por essa rodovia.

Superintendente regional do DNIT em Mato Grosso, Luiz Antônio: “esse é o primeiro passo de muitos que daremos para a efetivação da duplicação da BR-364”
Superintendente regional do DNIT em Mato Grosso, Luiz Antônio: “esse é o primeiro passo de muitos que daremos para a efetivação da duplicação da BR-364”

O engenheiro do consórcio, Sizenando Franco Costa, coordenador das obras de duplicação da BR-364 entre Rondonópolis e Jaciara, também enfatizou que os serviços estão dentro do cronograma estipulado em contrato. Nisso, destacou que existem, até agora, 42 quilômetros de terraplenagem realizada e 06 pontes em execução e em bom estágio. Ele acrescentou que, dentro de 20 dias, mais 10 quilômetros da nova pista vão ser liberados. Reforçou que, até o fim deste ano, serão 25 quilômetros de pista nova, chegando até o Rio Boa Vista.
Sizenando informou que, mesmo a Mendes Junior fazendo parte do consórcio, as obras de duplicação entre Rondonópolis e Jaciara estão com a atuação neste momento das empresas Enpa e Contecnica. Ele explicou ainda à reportagem que nos trechos urbanos de Boa Vista, Santa Elvira, Placa de Santo Antonio, Juscimeira e São Pedro da Cipa serão construídos contornos rodoviários, com exceção de Boa Vista, onde não haverá contorno, mas a construção de vias laterais paralelas à duplicação.
No trecho entre Rondonópolis e Jaciara, as obras preveem a duplicação de 60,1 quilômetros.

Imagem mostra o trecho final da nova pista da BR-364, logo após a curva da “Farinha de Osso”
Imagem mostra o trecho final da nova pista da BR-364, logo após a curva da “Farinha de Osso”
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