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Sistema do Sine está fora do ar e população fica sem atendimento

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Público está impossibilitado de fazer o cadastro das vagas de emprego e o processo para dar entrada ao seguro desemprego
Público está impossibilitado de fazer o cadastro das vagas de emprego e o processo para dar entrada ao seguro desemprego

A estrutura de informática da unidade do Sistema Nacional de Emprego (Sine), em Rondonópolis, está fora do ar desde a quinta-feira (21) da semana passada. A informação foi confirmada pela coordenadora do órgão aqui na cidade, Cláudia Bastos Ferro, que afirmou que esse problema impossibilita o cadastro das vagas de emprego e o processo para dar entrada ao seguro desemprego. A situação atinge outras cidades de Mato Grosso e não tem previsão de retorno.
O gerente de informática do Sine, em Cuiabá, Sandro Tomas Abutakka, ouvido pela reportagem, informou que o problema ocorre devido ao rompimento de um cabo de fibra ótica que interliga a rede do órgão. Ele disse ainda que roteadores estão com defeito.
“A operadora Oi é a responsável por fazer o reparo nesse sistema e a empresa nos repassou que estão tentando resolver o problema. Isso nunca aconteceu”, externou.
Sandro disse que na Capital a situação foi solucionada, em parte, porque a unidade está usando a rede de internet banda larga (ADSL) do Ganha Tempo. Ele comentou que as filiais do Sine que alegam que estão em funcionamento, significa que esses órgãos conseguiram outra forma para manter a conexão, o que não quer dizer que eles tenham acesso à rede do Estado.

O gerente do MTE, Dalmi Vaz disse que pessoas procuram o órgão para fugir de cadastro de emprego no Sine
O gerente do MTE, Dalmi Vaz disse que pessoas procuram o órgão para fugir de cadastro de emprego no Sine

Diante do problema, aquelas pessoas que precisam dar entrada no seguro desemprego estão preocupadas com a falta de atendimento. A coordenadora local do Sine, Cláudia Ferro, relatou que a alternativa para quem precisa ter acesso ao benefício seria procurar o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Contudo, o gerente do MTE, Dalmi Vaz da Silva, alegou que a instituição é apenas responsável por cuidar da entrada do seguro de moradores de cidades circunvizinhas a Rondonópolis e da região Sudeste. Porém, ele explicou que o prazo para dar início ao pedido do auxílio pode ser feito com o passar de sete a 120 dias em que o cidadão tenha sido demitido.
O sistema do MTE também ficou fora do ar por volta das 13h30 de ontem (28). Dalmi Vaz, no entanto, informou que o problema foi resolvido e a conexão com a internet foi restabelecida por volta das 15h30 do mesmo dia.

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