18 C
Rondonópolis
, 14 maio 2024
 
 

Dia Mundial da Amamentação é lembrado em Rondonópolis

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Virgínia afirma que o leite materno atende, principalmente, bebês prematuros que estão internados na UTI Neonatal e na unidade semi-intensiva da Santa Casa
Virgínia afirma que o leite materno atende, principalmente, bebês prematuros que estão internados na UTI Neonatal e na unidade semi-intensiva da Santa Casa

Hoje (1º de agosto) é celebrado o Dia Mundial da Amamentação e um ato que pode ajudar bebês recém-nascidos é a doação de leite materno. O Banco de Leite Humano (BLH) de Rondonópolis é o local onde esse gesto pode ser feito e a coordenadora do banco, Virgínia Beatriz de Resende Silva, afirma que qualquer mulher que esteja amamentando seu filho pode fazer este ato de caridade.
Virgínia explica que as doações atendem a dez leitos da UTI Neonatal, que estão lotados, e mais a unidade semi-intensiva da Santa Casa de Misericórdia, onde há quatro bebês. Ela revelou que a quantidade de leite recebida não é o suficiente para atender a outras crianças, por isso a prioridade do Banco de Leite é cuidar dos prematuros.
“Na UTI Neonatal, os recém-nascidos só se alimentam por sonda e, com isso, podem ficar muito tempo longe da mãe. Então, aí a importância para que eles sejam alimentados com o leite doado”, afirmou a coordenadora.
Para ser uma doadora, basta a interessada entrar em contato com o Banco de Leite, pelo telefone (66) 3410-2785. Uma equipe irá até o local, fará a coleta, será feito um cadastro da pessoa e é dada orientação de como reservar o leite a ser buscado.
“Orientamos que as doadoras podem reservar certa quantidade de leite a cada dia. Porém, o ideal é que antes de ser recolhido pela nossa equipe, o leite materno deve ficar congelado em um frasco de vidro com tampa de plástico esterilizado, fornecido por nós mesmos”, colocou Virgínia. Ela reiterou que esse tipo de recipiente citado é o adequado para que o leite não estrague.
Após a coleta, o leite, que é transportado em caixas térmicas, segue ao Banco de Leite para passar por um processo de pasteurização, que leva em torno de quatro horas.
A coordenadora comentou que esse método visa eliminar agentes infecciosos e isso não afeta a qualidade do leite. De qualquer maneira, o leite só é liberado para ser utilizado quando se comprova, por meio de amostras, que não contém nada prejudicial.
Virgínia revelou que a coleta é feita três vezes na semana e depois da pasteurização se obtém cinco litros de leite materno, no total. Quantia essa que corresponde a 20 frascos de 200 ml.
FALTA DE LEITE
Virgínia Silva falou que mesmo que a mãe de um bebê prematuro fique sem leite no tempo em que o recém-nascido permanece na UTI Neonatal, ela terá condições de amamentar após esse período. A médica pediatra enfatizou que o leite volta com o passar do tempo.
A responsável pela unidade de coleta ressaltou que é importante que outras mães façam esse gesto que pode ajudar na preservação de várias vidas. “Primeiro recado que passo é que as mulheres saibam da importância do leite materno e que não desistam de amamentar seus filhos. Caso venham a ter algum problema, é imprescindível que se procure ajuda em um posto de saúde ou de um médico”.
IMPORTÂNCIA
Virgínia destacou que o leite materno é importante porque possui todos os nutrientes que os bebês precisam. A médica contou ainda que a amamentação deve ocorrer até o sexto mês de vida. “A partir do sexto mês, a mãe deve introduzir outros alimentos, como papinha de frutas ou legumes. Contudo, a amamentação deve continuar até os dois anos ou mais”, esclareceu.
Ela completou que o leite materno é o único alimento ao qual o organismo de recém-nascidos está preparado para receber. Daí, outro motivo para que os bebês prematuros recebam este tipo de alimento especificamente.
PROJETO
O Banco de Leite desenvolve um projeto onde as doadoras conhecem os bebês prematuros atendidos e as mães de cada recém-nascido.

Frascos de vidro com tampas de plástico que são os recipientes adequados para armazenar o leite materno
Frascos de vidro com tampas de plástico que são os recipientes adequados para armazenar o leite materno
- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Antigo Seriema: Observatório Social aciona o MP

O Observatório Social de Rondonópolis (OSR) acionou o Ministério Público Estadual (MPE) para cobrar respostas da prefeitura sobre a...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img