32.5 C
Rondonópolis
 
 

Caps-AD ajuda as pessoas a se livrarem do cigarro

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Pessoa fumando - Fumante - tabaco - 29-11-09

Deixar de fumar tornou-se um processo mais fácil para os pacientes do Centro de Apoio Psicossocial de Álcool e Drogas (Caps-AD), em Rondonópolis, que são beneficiados pelo Programa Nacional de Controle do Tabagismo. Essas pessoas recebem assistência médica e apoio medicamentoso durante o tratamento que conta também com sessões terapêuticas.
Joel Moura de Souza – coordenador do Caps-AD, calcula que cerca de 85% dos pacientes inseridos no programa conseguem deixar de fumar depois de seis meses de acompanhamento. Ele explica que para receber o atendimento, homens e mulheres interessados devem comparecer à unidade para fazer a pré-inscrição. A equipe da Secretaria de Saúde apresenta a lista de inscritos ao Ministério da Saúde e solicita a medicação necessária.
Com a medicação disponível, os pacientes são acolhidos e passam pela avaliação do clínico geral que define os remédios a serem ministrados em cada pessoa. Em seguida começa o tratamento com oficinas terapêuticas semanais que são realizadas pelo coordenador que é pedagogo. Nos primeiros dias os pacientes começam a receber a medicação indiciada pelo médico. Os remédios devem ser retirados na unidade, a cada semana.

Com medicamentos e sessões terapêuticas, pacientes do Caps-AD param de fumar
Com medicamentos e sessões terapêuticas, pacientes do Caps-AD param de fumar

O Sistema Único de Saúde – SUS disponibiliza os medicamentos de terapia de reposição de nicotina em forma de adesivo transdérmico (7 mg, 14 mg e 21 mg), goma de mascar (2 mg), pastilha (2 mg) e cloridrato de bupropiona (comprimido de 150 mg). Joel de Souza avalia que este último é o principal remédio para combater a ansiedade pela abstinência do cigarro.
Rhafaela Salgado – gerente do Programa de Saúde Mental do Município – conta que o programa federal sugere que o tratamento do tabagismo seja descentralizado em todas as 47 unidades de atenção básica da cidade. Mas, a medicação disponibilizada pelo Ministério da Saúde ainda é insuficiente para atender a demanda do Caps-AD, onde existe um número significativo de pacientes na fila de espera. Em levantamento recente, a gestora identificou 974 pessoas da comunidade interessadas em participar do programa e deixar de fumar.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Plano diretor: Justiça determina atualização em cidade de MT; em Roo projetos empacam na Câmara

Com a atualização do plano diretor atrasada há oito anos, a Justiça determinou que o município de Pontes e...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img