29.4 C
Rondonópolis
, 14 maio 2024
 
 

Vereador cobra a conclusão da MT-040

- PUBLICIDADE -spot_img

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

MT-040 - trecho sem asfalto - 12-04-13

Durante os cinco minutos concedidos ao vereador Fábio Cardozo (PPS) na tribuna livre da sessão ordinária da Câmara Municipal, ocorrida na última quarta-feira, dia 16, as palavras do parlamentar se direcionaram ao atraso e atual falta de resposta do Governo do Estado com relação às obras da MT-040, importante rodovia que ligará Rondonópolis a Cuiabá, via Pantanal. Como noticiado no início do mês pelo A TRIBUNA, a promessa de início das obras após o período de chuvas não se concretizou.
Cardozo reforça o posicionamento do Comitê Pró-Rodovias, entidade que hoje encabeça a cobrança ao Governo do Estado e à Secretaria Estadual de Transporte e Pavimentação Urbana (Setpu). “É uma luta legítima, pois a MT-040 é um anseio popular”, resume o vereador. “Levei a conhecimento público uma indignação geral que tenho acompanhado enquanto vereador e também cidadão”, completa. O Comitê é presidido pelo médico e empresário Elmo Bertinetti.
Em reportagem de 1º de julho publicada pelo A TRIBUNA, o empresário também frisou a falta de posicionamento do órgão Estadual. “Além de não cumprir as promessas, o pior é a falta de explicações”, disse na ocasião. A tônica da declaração agora se mantém nas palavras de Fábio Cardozo. “O Governo do Estado fez um compromisso e temos ficado sem resposta. Teve até ato de inauguração e foi assinado o início das obras. Hoje tudo está parado, e não estamos no período de chuva”.
O referido ato ocorreu em maio no município de Santo Antônio do Leverger, ocasião que marcou um ano do lançamento das obras de conclusão da rodovia MT-040, comemorado mesmo sem qualquer avanço no empreendimento com relação aos 77 quilômetros restantes da obra desde 2013 – a extensão total da MT-040 é 230 quilômetros. Ainda no encontro, acreditava-se na promessa de conclusão em toda a extensão da via em 2014. A esperança segue minguando aos poucos.
Isso porque, segundo o governo do Estado, era necessário aguardar o fim do período de chuvas para dar início às obras. Já em meados de julho, fase de boa estiagem e com prazo útil, a nada foi dado início. Outro argumento se refere ao recurso financeiro, a ser liberado pelo Banco do Brasil.
Ao Comitê Pró-Rodovias, as informações referentes à liberação de verba davam conta de problemas oriundos da falta de prestação de contas do lote 01 das obras, no trecho próximo a Mimoso. O presidente da entidade foi informado, no início deste mês, que o governador viajaria para São Paulo em busca da liberação. Outra versão se refere ao atraso no repasse feito pelo Governo Federal via Ministério do Turismo. Nenhum destes argumentos, porém, foi passado diretamente via órgão estadual, mas sim com o apoio de intermediários políticos. Daí a principal razão da queixa. “Estamos lidando com uma imensa falta de acesso ao Governo do Estado e aos responsáveis pela MT-040”, ataca Fábio Cardozo.
À frente da Setpu está Cinézio Nunes. Foi ele quem deu o aval para a promessa de início das obras da MT-040 após o período de chuvas em 2014. Fábio Cardozo, porém, o isenta de responsabilidade pelo atraso, bem como a Secretaria. “Talvez, acredito eu, o problema seja mesmo orçamentário e não da Secretaria”, diz, referindo-se às informações sobre a liberação de recursos acima apontadas. Ao Governo do Estado, porém, segue a crítica: “A questão deve ser uma prioridade, mas hoje o que vejo é enrolação”.
INFORMAÇÕES ATUALIZADAS
Agora, novas previsões para o reinício das obras da MT-040 foram repassadas ao presidente do Comitê Pró-Rodovias. De acordo com Elmo Bertinetti, em conversa com o secretário Adjunto de Transporte do Estado, Alaor de Paula, ele foi informado que o recurso será liberado na próxima segunda-feira e que as empresas reiniciarão os serviços imediatamente. (Veja mais detalhes na coluna ‘Tópicos’ desta edição – página A*4)

A extensão total da MT-040 é de 230 quilômetros
A extensão total da MT-040 é de 230 quilômetros
Fábio Cardozo: “a questão deve ser uma prioridade, mas hoje o que vejo é enrolação”
Fábio Cardozo: “a questão deve ser uma prioridade, mas hoje o que vejo é enrolação”
- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img
  1. Promessas é que os moradores do Municipio de Tesouro estão acustumados. Esse governo já tem 4 anos que prometeu asfaltar a MT 110 que liga Tesouro à Guiratinga, num total de 42KM e nada.Agora vem mais promessas, abrem os olhos cidadões TESOURENSE.

  2. INFELIZMENTE ESTA RODOVIA VAI FICAR P/O PRÓXIMO GOVERNO, PORQUE ESTE QUE ESTA AÍ É PURA DEMAGOGIA E ENROLAÇÃO . AS ELEIÇÕES VEM AI PARA O POVO DE ROO-MT DAR O TROCO.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Ajuda de Roo: Comboio com doações chega ao RS após 4 dias de viagem

O comboio com 16 carretas bitrens, escoltado pelas equipes da Força Tática da Polícia Militar, chegou por volta das...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img